Publicado em: 05/04/2024
A Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária EPR Litoral
Pioneiro se reuniram nesta quarta-feira (3) para fazer um balanço detalhado dos
primeiros 30 dias da concessão do 2 das Rodovias Integradas do Paraná, que
abrangem centenas de quilômetros de estradas estaduais e federais. Na reunião
de acompanhamento e alinhamento, foram apresentados os resultados iniciais das
atividades operacionais e dos trabalhos realizados pela concessionária
nesse primeiro mês, além de um balanço com as ocorrências do feriadão de
Páscoa.
Nos primeiros
30 dias de atividades, foram executadas diversas intervenções visando a
melhoria das condições das rodovias concedidas no Lote 2, com foco nos
usuários. Entre os destaques, estão os reparos em 2,3 km de pavimento, aplicação
de massa asfáltica em 23,5 km e 4.168 buracos tapados. Além disso, foram
instaladas 396 placas de sinalização vertical, realizada a pintura de faixas em
87,4 km de estradas e limpeza de drenagem em 94 caminhões. A manutenção de
obras de arte especiais (OAE) foi feita em 6 unidades, enquanto a roçada de
áreas verdes alcançou 539 km. Também foram instaladas defensas metálicas em
1.764 metros.
Além disso,
houve requalificação da sinalização vertical e horizontal, com especial
destaque para a área de escape da BR-277. A Serra da BR-277 também contou com
requalificação de drenagem, entre outras ações de melhorias. As atividades dos
Lotes 1 e 2 das Rodovias Integradas do Paraná tiveram início no dia 28 de
fevereiro, com um investimento previsto de cerca de R$ 30 bilhões ao longo de
30 anos.
A assinatura
dos contratos de concessão, após quase cinco anos de planejamento, ocorreu em
31 de janeiro de 2024, marcando uma nova fase na infraestrutura rodoviária do
estado. O trabalho inédito foi construído entre Governo Estadual e Governo
Federal, envolvendo parceria e diálogo integrados da ANTT com DNIT e DER. O
Lote 2 estende-se por 604,66 km, englobando trechos das rodovias BR-153,
BR-277, BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411,
PR-508, PR-804 e PR-855.
A autorização
para o início da cobrança nos pedágios dos Lotes 1 e 2 foi concedida pela ANTT
em 12 de março, após vistorias que atestaram o cumprimento dos requisitos
contratuais obrigatórios pelas concessionárias. O valor leva em conta o
reajuste inflacionário do período. Durante as vistorias, foram verificados
itens essenciais para o funcionamento adequado das praças de pedágio, incluindo
a integração com o Centro de Controle Operacional (CCO), Sistema de Controle de
Velocidade (SCV) e Serviço de Inspeção de Tráfego (SIT), conforme estabelecido
nos contratos de concessão, que estão em conformidade.
Como regra, as
tarifas ofertadas pelas empresas participantes dos leilões têm a data-base
idêntica a dos estudos de viabilidade da concessão. Portanto, o reajuste
considerou o período de outubro de 2021 a março de 2024, que acumulou 15,75%. O
valor dos pedágios servirá para melhoria contínua na manutenção, conservação e
expansão da infraestrutura rodoviária, garantindo maior segurança e conforto
aos usuários.
"Com o
compromisso de transformar a infraestrutura viária, as atividades no Lote 2
inauguram um novo horizonte para o transporte e a conectividade no Paraná,
estabelecendo um modelo a ser seguido em todo o país. Essa é uma nova era nos contratos
de concessão", disse o diretor da ANTT, Luciano Lourenço, que acompanhou
os trabalhos desde o início.
Balanço Páscoa
Durante o
feriadão de Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março, foram contabilizados o
tráfego de 266.706 veículos, com uma média diária de 53.341. Nesses quatro
dias, foram registrados 373 socorros mecânicos, 34 atendimentos
pré-hospitalares, 228 remoções, 418 inspeções de trânsito e 539 apoios
operacionais.
Uma ocorrência
relevante foi o tombamento de uma carreta de sete eixos na descida da Serra de
Morretes, que ocasionou congestionamentos de até 18 km no sentido Leste. No
entanto, graças às intervenções realizadas no local, a situação foi normalizada
três horas.
Fonte: ANTT