Publicado em: 27/11/2023
O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu pelo
segundo mês consecutivo no Paraná. O indicador, aferido pela Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve alta de
1,7% em relação a outubro e marca 104,2 pontos em novembro.
Esse aumento também é reflexo da expectativa de compras na
Black Friday, em que 40,5% dos consumidores do estado veem vantagem e pretendem
comprar durante a companha de promoções segundo sondagem da Fecomércio PR e do
Sebrae/PR. Inclusive, 31,4% antecipam suas compras de Natal.
O impacto da Black Friday no indicador pode ser observado no
fator Momento para Compra de Bens Duráveis, que foi o que mais cresceu na
variação mensal, com elevação de 8,7%. A Perspectiva de Consumo teve ampliação
de 6,1%. A avaliação sobre aspectos profissionais melhorou 3,6% em relação à
Perspectiva Profissional e 0,6% sobre a segurança no Emprego Atual. A avaliação
que os paranaenses fazem em relação a sua Renda Atual se manteve estável, com
0,3%. Já a opinião sobre o Acesso ao crédito caiu 1,9% e sobre o Nível de
Consumo Atual baixou 1%.
O cenário nacional registrou estabilidade, com a ICF
mantendo-se em 104,9 pontos.
Faixa de rendimentos
O indicador de consumo subiu 2,2% entre as famílias de menor
renda, que somam 102 pontos. Entre as famílias com renda acima de dez salários
mínimos, o índice caiu 0,6% e registra 114,8 pontos. A apreensão entre os que
ganham mais reside na situação do Emprego Atual, que teve uma redução de 4,7%
de outubro para novembro.
Fonte: Maringá Post/ Foto: Reprodução / Rovena Rosa / AB