Publicado em: 08/10/2021

O SEST SENAT em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Ponta Grossa - Sindiponta e Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná – FETRANSPAR, lançou nesta quinta-feira (7), um programa inédito no Brasil voltado a seleção e recrutamento de candidatos a motoristas de caminhão e de ônibus. Batizado de ‘Na Cabine’, a intenção da iniciativa é dar suporte para que empresas do setor de transporte possam selecionar candidatos aptos a suprir vagas oferecidas pelas empresas, por meio do moderno Simulador de Direção disponível na unidade operacional do SEST SENAT em Ponta Grossa.

Projeto pioneiro no setor de transporte brasileiro, o programa vai funcionar da seguinte forma: empresas que têm vagas disponíveis para motoristas, tanto de cargas quanto de passageiros, poderão acionar o sindicato informando a intenção de se fazer testes práticos em seus processos seletivos. O sindicato, por sua vez, fará a ponte com o SEST SENAT organizando e concretizando as atividades.

Com horário pré-agendado e com duração de 1h30 de testes, o candidato vai passar por uma bateria de simulações que avaliam sua aptidão junto ao volante, por meio de situações diversas e que trazem uma realidade virtual ao se dirigir em estradas. O profissional terá a oportunidade de demostrar a empresa o quão apto está capacitado para assumir aquele posto de trabalho, no que diz respeito ao conhecimento, habilidades técnicas e atitude ao volante.

“O simulador de direção é uma das ferramentas mais modernas que utilizamos para treinar motoristas em diversas regiões do Paraná, trazendo dezenas de situações que fazem parte do cotidiano do motorista que está na estrada. Agora vamos ampliar esse serviço, além de treinar, a ferramenta também vai ajudar as empresas a selecionarem os candidatos melhores preparados para assumir uma posição em sua estrutura”, explica o presidente da FETRANSPAR e do Conselho Regional do SEST SENAT, Cel. Sérgio Malucelli.

Segundo o Sindiponta há uma carência grande de profissionais na área de transporte em toda a região. As vagas para motoristas aparecem com frequência. “Um processo de recrutamento bem elaborado, ajuda a empresa a ter menos problemas lá na frente, como eventuais rotatividades ou mesmo de casos adversos que possam comprometer a segurança do motorista ao longo da jornada”, explica o presidente do Sindiponta Edis Conche completando ainda que “O laudo que será ofertado vai mostrar as aptidões do motorista e quais os pontos de melhoria de que necessita. Se a empresa optar por esse candidato poderá ajudá-lo também na sua formação como motorista”, explica.

Além disso, o programa poderá contribuir com as empresas ainda no que diz respeito a reavaliações. “Passado o período de integração deste novo colaborador dentro da companhia e nos programas de acompanhamento diário, o candidato, já na condição de funcionário poderá vir a treinar situações as quais ele e a empresa sentem mais necessidades de aperfeiçoamento. A empresa, por sua vez, pode inclusive solicitar novos testes para avaliar a evolução do colaborador. Ou seja, é um programa que vai contribuir diretamente na formação desses novos motoristas”, diz Roberto Freitas, Supervisor Regional do SEST SENAT no Paraná.

Sobre o Simulador

O simulador de direção do SEST SENAT é tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte. A prática no equipamento faz parte do treinamento de motoristas de cargas e de passageiros e dá, aos alunos, experiência para enfrentar desafios reais da profissão. O moderno equipamento reproduz a experiência de dirigir vários tipos de ônibus e de caminhões e permite que o aluno vivencie diversas situações que podem ocorrer no trânsito - como condições meteorológicas adversas, tráfego intenso e perigo na via. Com isso, é possível testar e adequar as reações do condutor.

Fonte: Fetranspar 

Foto: Divulgação SEST SENAT

Candidatos à vaga de motoristas poderão fazer testes em Simulador de Direção no Paraná