Publicado em: 24/10/2024
A formação de um Ciclone Extratropical na costa brasileira deve provocar chuvas em todo o Paraná nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25 de outubro. As regiões Sudoeste e Oeste devem ser as mais afetadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas meteorológicos para o Paraná. Entre eles, o alerta vermelho que prevê ventos superiores a 100 km/h para 26 municípios da região. (Veja lista).
O ciclone provocou o aviso do Inmet. O alerta publicado prevê o risco dos temporais para esta quinta, 24 de outubro, e é válido até as 17h30. A chuva deve ser superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. “Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário” diz o alerta.
Confira os municípios em alerta vermelho:
Ampére
Barracão
Bela Vista da Caroba
Bom Jesus do Sul
Bom Sucesso do Sul
Clevelândia
Enéas Marques
Flor da Serra do Sul
Francisco Beltrão
Manfrinópolis
Mariópolis
Marmeleiro
Nova Esperança do Sudoeste
Pato Branco
Pérola d’Oeste
Pinhal de São Bento
Planalto
Pranchita
Realeza
Renascença
Salgado Filho
Salto do Lontra
Santa Izabel do Oeste
Santo Antônio do Sudoeste
Verê
Vitorino
Nas outras regiões do Paraná, há dois alertas amarelos e dois laranjas para o risco de tempestades entre quinta e sexta-feira. Essa chuva, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), é reflexo do ciclone que se forma no Atlântico.
O alerta laranja prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O meteorologista do Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Lizandro Jacóbsen, explica que como ciclone extratropical, o sistema de baixa pressão se intensifica rapidamente e deixa as condições meteorológicas bastante adversas ao longo do dia.
“No Paraná já são esperadas chuvas pela manhã entre os Campos Gerais, Vale do Ribeira, Vale do Ivaí e boa parte da faixa norte do estado, principalmente entre o Norte Novo, Norte e Norte Pioneiro, onde as pancadas de chuva são acompanhadas de trovoadas”, diz.
A partir do Oeste e Sudoeste, as áreas de fronteira com Paraguai e Argentina e de divisa com Santa Catarina, as tempestades avançam rapidamente na região.
______
Fonte: Bem Paraná