Publicado em: 22/01/2025
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completou 27 anos nesta terça-feira (21). Instituído em 1998, o CTB trouxe avanços para a segurança no trânsito, sendo referência e inspirando discussões globais sobre políticas públicas de mobilidade.
O Código se destacou desde sua criação por introduzir regras que acabaram incorporadas no nosso dia a dia, como o uso do cinto de segurança e cadeirinhas para crianças, entre outras coisas.
“O CTB é um divisor de águas na história do trânsito brasileiro. Ele não apenas estruturou as regras de circulação, mas também promoveu uma mudança cultural que valoriza a vida”, diz Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, uma das principais empresas de tecnologia e soluções para segurança viária no Brasil.
No último ano, 2024, o CTB passou por atualizações significativas, incluindo a ampliação do uso de tecnologias na fiscalização, como radares inteligentes e câmeras que identificam infrações em tempo real; regulamentação mais rígida para condutores reincidentes, visando aumentar o impacto preventivo das penalidades; adoção de políticas mais inclusivas e sustentáveis, como a regulamentação de veículos elétricos e a priorização de ciclistas e pedestres.
Incentivando o conhecimento
Muitos brasileiros, infelizmente, ainda passam alheios ao conhecimento das leis, mas o Código de Trânsito Brasileiro mudou essa realidade, já que não é possível conviver nas ruas e rodovias sem conhecer, o mínimo, sobre as normativas. Seja você pedestre, condutor, ciclista ou motociclista, de passeio ou profissional, uma coisa é certa: precisa conhecer as leis de trânsito.
Uma iniciativa da Perkons promove, há 13 anos, a democratização ao acesso e ao conhecimento sobre o CTB. O Portal CTBDigital disponibiliza todo o conteúdo do Código comentado, de maneira simples e intuitiva. Com cerca de 4 milhões de acessos todos os anos, os usuários do CTBDigital ainda podem fazer perguntas sobre o Código que são respondidas por especialistas.
Fonte: Bem Paraná