Publicado em: 22/07/2021

Os prefeitos de Anahy, Braganey e Iguatu estiveram em Cascavel, ambas no oeste do Paraná, nesta quarta-feira (21), para discutir sobre a reivindicação de asfalto na PR-474. 
Segundo os moradores da região, há mais de 30 anos eles esperam por melhor infraestrutura da rodovia, que é importante para o escoamento agrícola. 


"Não é só a questão primária de agricultura e agropecuária, mas também a questão das hidrelétricas que geram riquezas e o que pode trazer para o turismo rural essa rota de integração em um lugar muito importante do Paraná", disse o prefeito de Iguatu, Vlademir Barella. 


A reunião foi realizada junto com o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), que é o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). 

De acordo com a Amop, ficou definido que em agosto será feita uma reunião a Itaipu Binacional, para pedir o apoio financeiro na elaboração do projeto de asfalto, que deve custar R$ 500 mil. 
A associação informou ainda que não tem custo estimado da obra e também não se sabe de onde virá o dinheiro para custear toda execução do projeto. 
 
Condições da rodovia
Em cerca de 75 quilômetros de estrada, entre Anahy e Campo Bonito, no oeste do Paraná, mais da metade não tem asfalto na PR-474. 

Segundo os moradores, em mais de 20 quilômetros o trecho é feito na terra, sem calçamento.

"Já estourei pneu de caminhão. É complicado porque o calçamento ali é muito irregular. Então tem que andar devagar, mas mesmo assim toma prejuízo", disse o agricultor Valdemir Lender.

Em dias de chuva o tráfego é difícil, com buracos e a lama tomando conta da pista. 

"Se você tiver um veículo novo e andar 100 km/h aqui, igual eu ando duas a três vezes por semana na estrada, em 30 dias está tudo acabado. Lataria, corta pneu, é um problema seríssimo", disse o agricultor João Gusson.

Fonte: G1

Com parte da PR-474 sem asfalto, moradores relatam problema no escoamento da produção agrícola