Publicado em: 15/09/2023
O setor de serviços teve crescimento de 12,1% no Paraná. É o que mostra o levantamento da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado se refere aos sete primeiros meses de 2023 (janeiro a julho) e faz um comparativo em relação ao mesmo período do ano passado. Um desempenho que coloca o Paraná como o melhor da região Sul e o terceiro melhor do país no período, atrás somente do Mato Grosso (17%) e da Paraíba (13%).
No Brasil o crescimento médio para o setor foi de 4,5%.
Os segmentos que influenciaram essa alta foram: serviços profissionais e administrativos, como publicidade, engenharia, arquitetura e agências de viagens (18,2%); serviços de transporte, como passagens aéreas, estacionamento de veículos, táxi, entre outros (14,1%); serviços de informação e comunicação, como operadoras de TV, programas de computador, atividades de rádio, edição de publicações impressas (5,5%).
Outros serviços, como manutenção e reparo, aluguel de imóveis e reciclagem (4,5%); e serviços prestados às famílias, como hotéis, cabeleireiros, parques temáticos e lavanderias (3,4%) também tiveram aumentos.
O levantamento do IBGE aponta ainda que esse crescimento no setor de serviços está relacionado ao bom desempenho do turismo, que cresceu 11,3% em sete meses.
Índice que também coloca o Paraná como o melhor resultado da região Sul e o terceiro melhor do Brasil que fechou o período com crescimento médio de 8,4%. Os estados que tiveram o maior desempenho foram Minas Gerais (18,7%) e Bahia (13,7%).
Fonte: Band News FM Curitiba
