Publicado em: 11/12/2023

As festas de fim de ano abrem oportunidades de contratação temporária. Uma projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou o Paraná como o terceiro estado que mais cria empregos neste período.

 

O trabalho temporário é classificado como aquele prestado para atender à necessidade de substituição ou demanda complementar de serviços de uma empresa. Além de suprir uma demanda, as vagas de fim de ano aquecem a economia, proporcionam novas possibilidades de emprego e qualificação.

 

Essa é a expectativa de Naiaohara Farias, que foi contratada por uma empresa alimentícia de Curitiba para o período que antecede as festas natalinas.

 

Mas para chegar na decisão de contratar um funcionário temporário é preciso planejamento. A empresária Selma Fuhrmann detalha que, neste ano, a estruturação para o período foi diferente. As férias dos colaboradores foram antecipadas e as horas extras foram liberadas. Ação que, segundo Selma, tem objetivo de dar prioridade para a equipe. No mês passado, duas pessoas foram contratadas para somar no grupo. Naiaohara é uma delas.

 

A diretora de marketing Cida Oliveira explica que são poucas as empresas que não ampliam o quadro de funcionários nesta época.

 

Os contratos temporários têm autorização legal para durar até 3 meses. Porém, o limite pode ser estendido até nove meses. O Paraná foi um dos estados que mais contratou mão de obra temporária em 2023, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

 

Fonte: Band News FM Curitiba/ Foto: Geraldo Bubniak/ AEN

Emprego temporário no Paraná aquece economia e proporciona qualificação