Publicado em: 27/10/2025
O Grupo EPR faturou mais uma concessão de rodovias no País. Desta vez, foi no Paraná, onde a empresa venceu o leilão do Lote 4, que abrange 627 quilômetros de estradas federais e estaduais (BR?272/369/376 e PR?182/272/317/323/444/862/897/986). É a sétima concessão que a empresa vende nos últimos anos. O desconto oferecido foi de 21,3% sobre a tarifa básica de pedágio.
Além dela, outros três grupos participaram: Pátria, Mota-Engil e Motiva (ex-CCR). O quarto lote de concessões rodoviárias do Paraná tem seis projetos de estradas que já foram ou serão transferidos à iniciativa privada no estado.
Na próxima quinta-feira (30), será será a vez do leilão do Lote 5, novamente na Bolsa de Valores, a B3, em São Paulo (SP), que inclui a concessão de 430 quilômetros de estradas no oeste e noroeste do estado, completando uma nova fase de investimentos e transformações nas estradas paranaenses.
Prazo de operação e investimentos
De acordo com o contrato, a EPR deve administrar o Lote 4 por 30 anos, e deverá investir cerca de R$18 bilhões, sendo R$10,8 bilhões em obras, R$5,6 bilhões em manutenção e conservação, além de R$2 milhões de recursos vinculados.
O trecho em questão liga Cornélio Procópio (PR) a Guaíra (PR), e Maringá (PR) a Nova Londrina (PR), conectando polos estratégicos para o escoamento da produção agrícola, industrial e o deslocamento de milhares de paranaenses todos os dias.
Obras principais
Entre as principais obras previstas estão 231,96 quilômetros de duplicações, com destaque para a PR-323, entre Maringá (PR) e Guaíra (PR), que ganhará mais de 150 quilômetros duplicados.
O contrato inclui ainda 87,11 quilômetros de faixas adicionais, 39,59 quilômetros de vias marginais, 74 passarelas, 174 pontos de ônibus, 8 passagens de fauna, 18 barreiras acústicas e 28 caixas de contenção de produtos perigosos — intervenções que vão trazer mais segurança, fluidez e conforto aos usuários.
Quatro contornos também estão no pacote de melhorias: Londrina (norte), Maringá (sul), Nova Londrina e Itaúna do Sul. Além disso, cinco novas praças de pedágio serão instaladas nas rodovias estaduais, ampliando a cobertura para trechos que nunca haviam sido concessionados.
Contrato assinado e pedágios
De acordo com o cronograma da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a assinatura do contrato com a EPR deve ocorrer até 6 de fevereiro de 2026. A cobrança nas nove praças — cinco novas e quatro já existentes — deverá começar após a conclusão das etapas contratuais e de implantação dos sistemas operacionais.
Com os Lotes 4 e 5, a Agência avança na quinta etapa do programa de concessões no Paraná, reafirmando o compromisso com a modernização e a segurança das rodovias. São investimentos robustos que trarão benefícios diretos à população, ao transporte de cargas e ao desenvolvimento regional.
Na prática, os usuários ganharão estradas mais seguras, atendimento médico de emergência, monitoramento 24 horas, sinalização moderna e pontos de parada adequados.
A iniciativa também deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local e fortalecendo cadeias produtivas ligadas ao transporte, à indústria e ao agronegócio.
Histórico do Grupo EPR
O Grupo EPR também foi o vencedor do leilão do Lote 2 e do Lote 6. Ele é uma associação entre as empresas EPR 2 Participações S.A. e Perfin Voyager, especializadas em investimentos em concessões de rodovias e mobilidade.
Atualmente, o consórcio é responsável por seis concessões de rodovias em Minas Gerais e no Paraná. A EPR Via Mineira, a EPR Triângulo, a EPR Sul de Minas e a EPR Vias do Café operam no estado mineiro. A EPR Litoral Pioneiro e a EPR Iguaçu, no Paraná.
Fonte: Estradas.com.br