Publicado em: 13/07/2023
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro
Alex, sugeriu ao superintendente de concessão da Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT), Marcelo Fonseca, que os próximos lotes das novas
concessões das rodovias paranaenses a irem a leilão sejam os lotes 3 e 6,
com editais sendo publicados simultaneamente, ou com o menor intervalo
possível.
O pedido aconteceu nesta terça-feira (11), durante o Sul
Export - Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, em
Curitiba. O secretário participou de um painel em que falou do acesso terrestre
aos portos da região Sul.
Para Sandro Alex, junto com o lote 1 e o lote 2, já com editais publicados e datas de leilão
definidas para os meses de agosto e setembro deste ano, os lotes 3 e 6
formariam a cadeia logística completa da região Oeste ao Litoral. “Com o lote 6
somado aos demais teríamos todo o corredor da BR-277 ligando Paranaguá a Foz do
Iguaçu, já que os lotes 1 e 2 contemplam trechos dessa mesma rodovia entre
Guarapuava e Curitiba, assim como o trecho ligando Curitiba e Paranaguá”
afirmou.
“É a rodovia que corta o estado do Paraná de ponta a ponta,
e tê-la já otimizada pelas concessões, visando à próxima safra, seria muito
importante tanto pela logística quanto pela segurança dos motoristas”
acrescentou o secretário.
A previsão é que os próximos dois lotes das novas concessões
rodoviárias paranaenses vão a leilão ano que vem.
Sandro Alex acredita que passar o leilão do lote 6 na frente
dos lotes 4 e 5 não acarretaria em prejuízos, já que estes viriam na sequência,
integrando os corredores logísticos do Norte e Noroeste à BR-277. “A decisão
cabe ao governo federal por meio do Ministério dos Transportes e o governo do
Paraná está abrindo o diálogo para que possa ser analisada essa sugestão”,
concluiu.
O superintendente de concessão da ANTT afirmou que o assunto
será discutido e estudado pelo governo federal.
As concessões do Paraná estão divididas em seis lotes. Serão 3,3 mil quilômetros de estradas, sendo 1,1 mil quilômetros de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 50 bilhões em todo o programa.
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Fonte: Gazeta do Povo / Foto: Rodrigo Felix Leal/Secretaria de Infraestrutura e Logística do PR
