Publicado em: 04/10/2023

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio subiu 1,6%, no Paraná, em setembro e ficou em 101,9 pontos. Após uma sequência de oito meses consecutivos de queda, este é o segundo mês seguido que o Ipec sobe no estado.

 

O índice é elaborado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná). O indicador mostra a percepção do empresário com relação à economia, as condições atuais da atividade, além de avaliar os investimentos que pretende fazer a curto prazo.

 

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a expectativa do empresário melhorou.

 

Os estabelecimentos com mais de 50 empregados aumentaram o nível de confiabilidade em 16,4%, e ficou com quase 118 pontos. Já entre para as micro e pequenas empresas o crescimento foi de 1,4%, com pontuação de 101. Schmidt explica como a essa pontuação é avaliada.

 

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio analisa também a expectativa das empresas para novas contratações, já de olho no movimento de fim de ano.

 

O índice aponta que mais de 36% das medias e grandes empresas pretendem contratar. Já as micro e pequenas empresas estão mais cautelosas, com expectativa de novas contratações em quase 2%.

 

A média nacional do Índice de Confiança do Empresário do Comércio ficou mais alta que a paranaense, e superou 113 pontos, mesmo com uma redução de 0,7%.

 

Fonte: Band News FM Curitiba/ Foto: Albari Rosa/AEN

Índice de Confiança do Empresário do Comércio sobe no Paraná