Publicado em: 01/12/2023
Há várias estradas federais importantes que cruzam o Paraná e
transportam toda a produção agrícola e industrial do estado, além de
passageiros. Para o especialista em Trânsito, Cassiano Novo, essas rodovias que
cortam o estado estão em condições abaixo do esperado.
Entre os problemas das rodovias estão pavimentação, falta de
acostamento e pontos críticos.
Entre os vários pontos avaliados pela pesquisa que apresentou
um panorama das rodovias estaduais e federais de todo o país, está a avaliação
das condições dos trechos que são administrados pelo Poder Público e pela
iniciativa privada, por meio das concessionárias. Apesar de todos os problemas,
em uma avaliação geral feita Pesquisa CNT de Rodovias 2023, as estradas
administradas pela iniciativa privada apresentam melhores condições, como
ressaltou o especialista em Trânsito.
De acordo com a Confederação Nacional do Transporte, foram
percorridos e avaliados 76% de rodovias públicas e 23% de rodovias pedagiadas
em todo o Brasil. Segundo a pesquisa, as estradas sob gestão pública
apresentaram algum tipo de deficiência em sua extensão, sendo que nas estradas
administradas pela iniciativa privada apresentaram qualidade superior. Do total
avaliado, 64% das rodovias pedagiadas foram classificados como ótimas ou boas.
A condição regular foi constatada em 31% das estradas e apenas 4,4% das
rodovias apresentavam condições ruins ou péssimas.
No Paraná, desde 27 de novembro de 2021, as praças de pedágio
do estado foram desativadas. Por enquanto, apenas dois lotes foram leiloadas e
devem voltar a ser administrados por concessionárias.
Fonte: CNN/ Foto: Reprodução