Publicado em: 29/08/2023
Pela primeira vez desde o início da pesquisa, em 2010, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Paraná ficou abaixo da média nacional. De julho para agosto, o número estadual recuou 1,5%. O Paraná marcou 98,6 pontos – em uma escala que números abaixo de 100 representam a insatisfação dos consumidores.
Os dados são apurados mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Fecomércio Paraná.
Apesar do recuo abaixo da média nacional, na comparação com agosto do ano passado, a Intenção de Consumo das Famílias do Paraná aumentou quase 2%. Dois itens da pesquisa se destacam no recorte anual: o nível de consumo atual avançou mais de 11%, enquanto a avaliação do momento para a compra de bens duráveis subiu 17%. De janeiro a agosto, os resultados de 2023 superaram os de 2022 em todos os meses.
Segundo análise da Fecomércio Paraná, uma das explicações para o recuo do índice na passagem de julho para agosto foi a queda de 8% na avaliação da perspectiva profissional.
Os consumidores menos otimistas são aqueles que ganham até 10 salários mínimos. Considerando as famílias com ganhos mensais superiores a R$ 13,2 mil, o índice de Intenção de Consumo das Famílias cresceu 1% em agosto.
Fonte: Band News FM Curitiba
