Publicado em: 21/09/2023
A busca por uma internacionalização cada vez mais eficiente
da economia paranaense foi apresentada nesta quarta-feira (20) pela Invest
Paraná a um grupo de empresários no Seminário de Negócios Internacionais do
Paraná, organizado pelo World Trade Center (WTC) de Curitiba e pela Federação
das Indústrias do Paraná (Fiep).
Durante o painel “Panorama dos Negócios Internacionais do
Paraná”, o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, agência de
atração e promoção de investimentos do Governo, destacou a consolidação da
marca do Estado no mercado internacional, com atração de investimentos
estrangeiros a partir de negociações com grandes multinacionais e das missões
oficiais que o Estado tem levado para outros países.
“Quando assumimos a gestão da Invest Paraná, decidimos
incentivar a internacionalização dos negócios do Estado, com a estratégia de
lançar a marca do Paraná, que é o mais sustentável no ranking de
competitividade dos estados brasileiros, e cuja sustentabilidade foi reconhecida
pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”,
destacou Bekin.
Segundo ele, a Invest Paraná mantém uma rede com mais de 124
contatos internacionais para atração de negócios ao Estado. A Invest Paraná
também tem acordos com escritórios internacionais que operam como base para
negócios com o Paraná, como no caso de Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos,
Portugal, Coreia do Sul, Nigéria, entre outros países.
Só em 2023 a Invest Paraná organizou missões internacionais
para sete países: Japão, Coreia do Sul, Canadá (duas vezes), Estados Unidos
(duas vezes), Portugal, Itália, e a mais recente, neste mês de setembro, para a
China. Nesta quarta-feira, o Estado deu mais um passo para a
internacionalização: a Invest Paraná assinou um memorando de interesses
com a Invest Alberta,
agência equivalente à paranaense na captação de investimentos da província do
Canadá.
Bekin destaca que assim como uma empresa, o Estado precisa
ter uma marca com história, falando do presente e planejando o futuro.
“Buscamos consolidar a ideia do Paraná como marca. Desde então, já fizemos
diversas missões internacionais, começando a trabalhar as prospecções de quatro
a seis meses antes. São mais de 120 redes de contatos. O Paraná hoje é o quarto
maior importador do Brasil, fazendo negócios com quase 200 países, somando mais
de US$ 16 bilhões em exportações entre janeiro e
agosto deste ano”, aponta o diretor-presidente da Invest Paraná.
Higor Menezes, gerente de Relações Internacionais do Sistema
Fiep, também participou do painel. “O Paraná se destaca nas cadeias de
segurança energética, alimentar e de logística", acrescentou.
SEMINÁRIO – O Seminário de Negócios Internacionais do Paraná
reúne pelo terceiro ano consecutivo representantes da indústria, iniciativa
privada, poder público e membros do corpo consular em Curitiba. A cerimônia de
abertura do Seminário de Negócios Internacionais contou com a presença do
presidente da Fiep, Carlos Valter Martins, da presidente do WTC Curitiba,
Joinville e Porto Alegre, Daniella Abreu, e do coordenador da assessoria de
Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó.
“A missão da Fiep é ser referência em soluções para o
desenvolvimento sustentável da nossa indústria. Temos parceiros em expansão
pelo mundo, em especial na Ásia e nos países árabes. A Fiep apoia a busca por
novas oportunidades em mercados globais e está feliz em sediar pelo terceiro
ano o Seminário de Negócios, junto ao WTC”, destacou Carlos Valter Martins.
O primeiro dia também foi marcado por uma palestra de Mario
Sergio Telles, gerente executivo de economia da Confederação Nacional da
Indústria (CNI).
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná/
Foto: Divulgação WTC
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