Publicado em: 11/07/2024
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná (SINTROPAR) considera que a decisão do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR) de suspensão indeterminada das atividades de tanques rodoviários nos postos de Cascavel, a partir do dia 22 de julho, é prejudicial às transportadoras da região.
O SINTROPAR reconhece que diversas melhorias são necessárias para o bom funcionamento dos postos, mas acredita que a suspensão vai onerar os transportadores de caminhões-tanque que dependem dessa verificação.
Um ponto importante a ser destacado é que nem todos os caminhões vão até Araucária para realizar o abastecimento. Dessa forma, o custo médio para um caminhão que sai do oeste do estado e precisa se deslocar até a cidade para fazer sua verificação é em torno de R$ 2.500.
Por fim, entendemos que Cascavel é um polo importante para a economia do estado. Considerando que o Governo sempre buscou interiorizar seus processos, é necessário encontrar alternativas de melhorias que incluam esses pontos de verificação, essenciais para o fluxo correto dos transportadores.
Cascavel, 11 de julho de 2024