Publicado em: 16/01/2026

O presidente da operadora logística Multilog, Djalma Vilela, anunciou na última terça-feira (13) que será inaugurado em 10 de dezembro o novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, unidade alfandegada com 550 mil metros quadrados. Segundo ele, as obras estão dentro do cronograma planejado, na fase de terraplanagem e pavimentação, e em fevereiro será iniciada a construção dos prédios.

As obras são feitas em áreas para movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias importadas e exportadas, sob controle aduaneiro. O complexo terá áreas cobertas para armazenamento e vistoria, incluindo câmara fria com docas exclusivas para produtos que exigem controle de temperatura.

Além disso, contará com balanças de alta precisão, scanners e câmeras para vigilância interna e externa. O local terá gates de entrada e saída de veículos, inclusive para cargas especiais com altura e largura excedentes, e acessos por sistemas automatizados de pesagem e identificação de veículos, além de área destinada aos motoristas.

A partir de dezembro, a nova estrutura do Porto Seco de Foz do Iguaçu ampliará em 30% a capacidade atual do local, que é um dos mais movimentados do Brasil e um dos maiores centros logísticos do Mercosul e que em 2025 registrou a passagem de 215.070 veículos, o maior número desde o início da operação da unidade. Segundo a empresa, a estrutura será suficiente para atender ao crescimento da demanda do comércio exterior. O projeto prevê também a instalação de um terminal de contêineres.

Fonte: Portos e Navios

Novo porto seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em dezembro de 2026