Publicado em: 04/08/2022

(Por Manuella Niclewicz) – Os paranaenses são responsáveis por cerca de R$ 26 bilhões em investimentos na Bolsa de Valores. De acordo com o líder regional de investimentos da XP, Marcelo Pedroso da Silva, o Paraná já é o estado mais importante da região sul neste setor e o 4º do Brasil com maior representatividade na bolsa.

Ao falar do perfil do investidor paranaense, Pedroso destaca o crescimento exponencial do público feminino no Paraná. “Para você ter uma ideia de números, na Bolsa de Valores as mulheres já correspondem a 27% desse volume relacionado ao estado”.

Para Pedroso esse é um dos indicativos de que o perfil do investidor paranaense está em transformação, deixando de ser mais conservador em relação às demais regiões do país. Estão entre as metas da XP expandir os negócios no estado, de um total de 1.500 novos talentos que estão sendo buscados no mercado nacional ao menos 20 posições já são garantidas ao estado do Paraná.

As informações foram passadas com exclusividade à equipe do RIC Mais no evento Expert XP.


Foto: Divulgação / Expert XP

Sobre o EXPERT XP

A EXPERT XP é hoje o maior evento de investimentos do mundo e foi inspirado na feira americana Impact conhecida pelo fundador da XP Guilherme Benchimol em 2010.

A primeira edição da EXPERT XP aconteceu já no ano seguinte, em 2011, apenas com a equipe da empresa.
Em 2017, foi a primeira vez que as palestras e debates foram abertos ao público. Em 2022, depois de dois anos acontecendo virtualmente, por conta da Pandemia da covid-19, o evento acontece pela primeira vez em formato híbrido, a programação traz o tema “O futuro pelo olhar de quem transforma”. Cerca 30 mil pessoas passarão presencialmente pela feira ao longo dos dois dias, mas mais de um milhão de pessoas devem ter acesso aos conteúdos de forma digital.

O grande objetivo, segundo Benchimol e Thiago Maffra, CEO da XP, é levar a educação financeira a cada vez mais pessoas e incentivar empreendedores ao redor de todo o país.

“A Classe empresarial está melhorando. Acreditamos muito na força do empreendedorismo. Quanto mais empreendedores tivermos melhor. Hoje, são 23 milhões de empreendedores no Brasil que empregam 50 milhões de pessoas. Se a gente quer gerar emprego e renda, não tem outro jeito”, disse Benchimol.

Além disso, após a pandemia a empresa enxergou a necessidade de expansão para as demais regiões do país, fora do eixo Rio-São Paulo, e para isso contaram com a ajuda da aceleração que ocorreu no mundo digital ao longo da pandemia.

Só na XP, por exemplo, hoje mais da metade dos funcionários estão fora do estado de São Paulo, a empresa tem colaboradores em todos os estados brasileiros e em outros 7 países e assim surgiu a ideia da transmissão simultânea e gratuita de todo o conteúdo das palestras.



Fonte: RICMAIS / Foto: Manuella Niclewicz/ RICtv


Paraná é o 4° estado com maior representatividade na Bolsa de Valores