Publicado em: 29/07/2022

produção de trigo do Paraná deve alcançar um recorde de 3,9 milhões de toneladas nesta temporada, estimou o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta quinta-feira (28/07), com um ajuste positivo em relação aos 3,86 milhões vistos no mês anterior.

A elevação na expectativa do importante Estado produtor do cereal de inverno ocorreu porque o Deral estimava um potencial inicial em torno de 1,16 milhão de hectares para a área de plantio, e agora a projeção é de 1,17 milhão, disse o analista do departamento Carlos Hugo Godinho.

Paraná e Rio Grande do Sul devem responder por quase 8 milhões de toneladas do total estimado para o Brasil de 9 milhões de toneladas, também um recorde histórico, segundo a estatal Conab.

"Estamos com uma área levemente maior agora... do que era no mês anterior", afirmou o especialista.

Apesar do incremento de área na variação mensal, o número ainda ficou 4% abaixo do total de 1,23 milhão de hectares cultivado no ano passado, com lavouras perdendo algum espaço para o milho segunda safra.

Para a produtividade, no entanto, o Deral espera um avanço de 26,6% comparado ao ciclo anterior, quando parte do trigo foi afetada por adversidades climáticas.

Caso a previsão se confirme, a produção de cereal terá um crescimento de 22% em realação à última temporada.

Os produtores do Paraná já encerraram o plantio de trigo e contam com cerca de 91% das lavouras em condições boas, conforme levantamento do Deral divulgado nesta semana.

Godinho alertou, porém, que uma seca está se prolongando, especialmente no norte do Estado, o que dificulta o crescimento e desenvolvimento das plantas nesta região.

Safra de milho

A segunda safra de milho do Paraná 2021/22 foi estimada nesta quinta-feira (28/07) em 14,66 milhões de toneladas, ante 15,45 milhões de toneladas na previsão de junho, apontou o Departamento de Economia Rural (Deral), redução atribuída ao ataque da cigarrinha e a problemas pontuais climáticos.

Ainda assim, a safra atual, que registrou aumento de 8% na área plantada na comparação com a temporada anterior, segue sendo um recorde histórico, disse o analista do Deral Edmar Gervásio.

Ele citou que a estimativa indica uma redução de 9% quando comparada coma a expectativa inicial para safra, de mais de 16 milhões de toneladas.

"Com o avanço da colheita já é possível mensurar de forma mais qualitativa os impactos na produtividade, especialmente com a praga cigarrinha e pontuais da estiagem, granizo e geadas que ocorreram ao longo da safra", afirmou.

"Mesmo com esta redução na expectativa de produção de 1,45 milhão de toneladas, a safra como um todo ainda é considerada ótima, com potencial de superar a produção histórica da segunda safra, que foi um pouco superior a 13 milhões de toneladas em 2017", disse Gervásio.

A grande safra de milho tem pressionado os preços do cereal. O órgão da Secretaria de Agricultura do Paraná disse que na semana passada o preço recebido pelo produtor pela saca de 60 kg fechou valendo 71,71 reais, queda de 6% quando comparado à semana imediatamente anterior.

Quando comparada ao fechamento de julho de 2021, esta queda chega a 19%, acrescentou o Deral.

Em sua estimativa mensal, o departamento ainda elevou ligeiramente a previsão da safra de trigo do Paraná, para 3,9 milhões de toneladas, ante 3,86 milhões na previsão anterior.



Fonte: Globo Rural / Foto: Xuanxu/CCommons

Paraná eleva projeção para safra de trigo e reduz a de milho