Publicado em: 03/08/2022

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.            

O relatório semanal apontou que 57% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, 93% da área está em maturação e os 7% restantes seguem em frutificação.      

As localidades mais adiantadas na colheita são Irati (100%), Pato Branco (95%), Guarapuava e União da Vitória (90%), Francisco Beltrão e Ponta Grossa (85%). Já as mais atrasadas são Jacarezinho (15%), Cornélio Procópio (16%), Londrina (24%) e Umuarama (26%). 

Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 67% das lavouras como em boas condições, 25% em médias e 8% em ruins.   

As regionais com maiores índices de lavouras avaliadas como ruins são Laranjeiras do Sul e Pato Branco (40%), Francisco Beltrão (25%), Umuarama (20%) e Cascavel (16%).       

Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam que a maioria das áreas de milho está em maturação na região Norte, com a colheita avançando onde a umidade dos grãos possibilitou as atividades.  

“Há uma pequena queda no rendimento, pois além da cigarrinha, que dificultou o desenvolvimento vegetativo do cereal, as doenças de fim de ciclo e o pulgão do milho vêm afetando o milho mais recentemente”. 

Nas regionais Oeste e Centro-Oeste observa-se perdas na produção nas áreas de milho acometidas por geada, enfezamento e outras doenças. 

A porcentagem da área colhida aumenta na região de Noroeste com expectativa de produção diminuindo, principalmente em função do enfezamento. 

Na região Sul, a colheita se encaminha para a reta final com bons rendimentos em Pitanga, mas produtividades menores em Laranjeiras do Sul. 

Por fim, a região Sudoeste aproveitou o clima seco dos últimos dias para avançar com a colheita que deve se encerrar nos próximos dias. “A produtividade foi diminuindo nas lavouras mais tardias e a produção ficará abaixo das estimativas iniciais”. 


Fonte: Notícias Agrícolas / Foto: divulgação/Notícias Agrícolas

Paraná já colheu 57% do milho e Deral indica quedas de produtividade em diversas regiões