Publicado em: 31/08/2023

Estudo do Observatório Nacional da Indústria em 2022 indica que o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais até 2025. A pesquisa foi feita para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no Brasil.

De acordo com o levantamento, da demanda total, 163,6 mil pessoas deverão se qualificar na formação inicial para repor os trabalhadores inativos e preencher as novas vagas do mercado.

Os 669,6 mil deverão fazer a formação continuada, ou seja, já estão no mercado, mas precisarão de atualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos.

De acordo com os dados, em todo o país, a necessidade de trabalhadores qualificados é de 9,6 milhões.

O estudo mostra que, em volume, a demanda maior considera prioritariamente as horas de qualificação do profissional.

Porém, chama atenção o crescimento da necessidade de mão de obra de nível técnico e superior. Segundo a pesquisa, essa tendência deve continuar, fazendo com que empresas procurem profissionais com maior nível de formação capazes de resolver problemas mais complexos.

O levantamento revela que a principal demanda da indústria é por profissionais para as chamadas ocupações transversais, que permitem atuação em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia.


Ocupações com maior demanda

Confira abaixo as ocupações com maior demanda por formação, agrupadas por nível de qualificação:


SUPERIOR

Os cursos superiores são voltados para quem tem o ensino médio completo ou equivalente, visam a formação de um bacharel ou licenciado. São formações de longa duração, com carga horária mínima de 2.400 horas, sendo que algumas chegam a 7.200 horas.


Qualificação mais de 200 horas

Os cursos de qualificação são indicados a jovens e profissionais que buscam desenvolver novas competências e capacidades profissionais para a inserção em uma ocupação. Esses cursos não demandam um nível de escolaridade específico.


Mais oportunidades

Diante da demanda por formação de profissionais, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), oferece, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cursos de qualificação e de atualização.

No Senac são mais de cinco mil vagas gratuitas abertas no Paraná destinadas a quem tem renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais.

O interessado encontra cursos como atendimento ao turista, assistente administrativo, manicure e pedicure, cuidador de idoso, recepcionista, atendente, técnico em enfermagem, entre outros.

No Senai, o aluno pode fazer cursos de qualificação profissional, cursos técnicos, aperfeiçoamento profissional como mecânica, eletroeletrônica, química e outros.


Fonte: g1

Paraná precisa qualificar mais de 830 mil pessoas para a indústria até 2025, indica estudo