Publicado em: 19/12/2025

A Portos do Paraná vai investir R$ 12,2 milhões para instalar no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá (PR) quatro equipamentos, chamados de tubos telescópicos, para eliminar a emissão de partículas aéreas de grãos e farelos durante a movimentação. Eles serão acoplados à ponta do shiploader, usado para carregar navios, e têm capacidade de operação de até duas mil toneladas por hora. Esse corredor inclui os berços 212, 213 e 214 e por onde passa grande parte das cargas de granéis sólidos de exportação.

De acordo com a autoridade portuária, a instalação do primeiro foi iniciada na segunda-feira (15), para atender a recomendações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) visando reduzir a emissão de partículas suspensas durante os carregamentos. A companhia informou que a previsão é de que todos estejam em operação até fevereiro de 2026 e que o período de instalação será o mesmo de manutenção já programada pela Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp).

Com os quatro em operação, serão melhoradas as condições ambientais e as condições de trabalho dos estivadores e arrumadores, que hoje convivem com as partículas. Além disso, os equipamentos permitirão reduzir o consumo de energia e aumentar a produtividade nas operações.

O gerente de manutenção geral da Portos do Paraná, Normando Marcondes, explicou que o tubo telescópico reduz o consumo elétrico porque usa menos motores . Segundo Marcondes, outra vantagem é que a manutenção é mais simples, já que os equipamentos não têm sistema de filtros, dispensando paradas para substituição.

Fonte: Portos e Navios

Paranaguá investe R$ 12 milhões em equipamentos para eliminar partículas aéreas