Publicado em: 14/12/2023

O Grupo EPR pediu a prorrogação do prazo para a comprovação de atendimento de condições à assinatura do contrato de concessão do lote 2 de rodovias do Paraná. Entenda mais abaixo.

 

O pedido de prorrogação foi apresentado à Comissão de Outorga, deferido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União, na terça-feira (12).

 

Quando o lote 2 foi leiloado, o Governo do Paraná divulgou a previsão de assinatura do contrato de concessão para 26 de janeiro de 2024. Com o deferimento do pedido, conforme comunicado do Diário Oficial, a assinatura será feita até 2 de fevereiro de 2024.

 

A empresa, contudo, informou por meio de nota oficial nesta quarta-feira (13) que a data de assinatura está mantida, assim como todos os serviços previstos no contrato.

 

"A EPR informa ainda que as condições precedentes necessárias para a assinatura do contrato já foram integralmente cumpridas sem utilização de prazo adicional, apesar dele ter sido solicitado".

 

O lote do pedágio foi arrematado pelo grupo em leilão de concessão rodoviária realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, em agosto deste ano.

 

Na ocasião, o consórcio ofertou um desconto de 0,08% nas tarifas de pedágio estipuladas no edital.

 

O que é comprovação de atendimento de condições à assinatura

 

De acordo com o edital da ANTT, a comprovação precisa ocorrer após a publicação do ato de homologação da empresa, que deve apresentar requisitos adicionais relacionados a aspectos financeiros, legais, estruturais e operacionais para avançar na concessão e formalizar o contrato.

 

Alguns exemplos:

 

?     Fornecer garantia de que cumprirá as obrigações estipuladas no contrato;

?     Demonstrar o capital social;

?     Comprovar o pagamento à bolsa de valores B3 S.A.;

?     Apresentar apólices de seguro;

?     Apresentar plano de transição operacional da concessão, entre outras informações descritas no edital.

 

O que diz o Governo do Paraná

 

Em nota, o Governo do Paraná informou que aguarda a finalização dos processos para início das concessões do lote 1 e 2, para que possam ter inícios os projetos das obras previstas, com investimento de R$ 18,7 bilhões.

 

"Até lá, o Governo Federal segue realizando a manutenção de suas rodovias, como a BR-277, BR-376 e BR-369, e o Governo do Paraná permanece prestando serviço de guincho mecânico leve e pesado e de operação de tráfego rodoviário nas rodovias do antigo Anel de Integração", concluiu.

 

Também em nota, ANTT disse que o procedimento de prorrogação está previsto no edital de leilão, e que "está dedicada para garantir o bom andamento do processo até a entrada da concessionária nas vias".

 

Em novembro deste ano, também foi aprovado o adiamento da assinatura do contrato do consórcio Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A, vencedor do lote 1.

 

Na ocasião, o grupo também alegou que pediu a prorrogação do prazo para a comprovação de atendimento de condições à assinatura do contrato de concessão do lote 1 de rodovias.

 

Abrangência do Lote 2

 

O lote compreende 605 km de rodovias, com trechos da BR-153, BR-277, BR-369 e das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, abrangendo as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

 

No lote 2, de acordo com o Governo do Paraná, serão sete praças de pedágio nos seguintes trechos:

 

?     São José dos Pinhais (BR-277)

?     Carambeí (PR-151)

?     Jaguariaíva (PR-151)

?     Sengés (PR-151)

?     Quatiguá (PR-092)

?     Duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369).

 

Obras

 

O edital prevê que as sete praças de pedágio do lote 2 sejam restauradas e modernizadas.

 

Além disso, o edital prevê 356 km em obras de duplicação, 79 km de faixas adicionais, 38 km em vias marginais. O projeto contempla, ainda, 55 passarelas e 150 paradas de ônibus.

 

A ANTT afirmou, também, que as rodovias deverão ter inovações tecnológicas que incluem áreas de escape e iluminação inteligente (LED).

 

O edital prevê, ainda, que seja disponibilizado pontos de parada para descanso de caminhoneiros.

 

Segundo o governo estadual, entre as obras previstas no lote 2 estão:

 

?     Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá;

?     Correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277;

?     Duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte sobre o Rio Emboguaçu;

?     Duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná.

?     Duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina;

?     Duplicação da PR-151 e PR-239 entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo;

?     Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos;

?     Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio.

 

Fonte: g1/ Foto: Divulgação/AEN

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