Publicado em: 12/01/2024
As concessões que estavam vigentes no Anel de Integração do Paraná há mais de 24 anos de contrato encerraram no dia 21 de novembro de 2021. Desde então, não estava mais sendo cobrado pedágio nas estradas paranaenses (com exceção da BR-116). Mas em 2024 os motoristas deverão voltar a pagar as tarifas.
Os trechos que voltam a ter cobrança de pedágio nos próximos meses são rodovias que integram o Lote 1 e Lote 2 da nova concessão das rodovias do Paraná, o PR Vias. Os dois lotes foram concedidos à iniciativa privada via leilão realizado no ano passado.
Lote 1 – Compreende 473 quilômetros de trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, na região de Curitiba, região metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. A empresa responsável pelo trecho será o Grupo Pátria, que venceu o leilão.
O trecho sob responsabilidade do grupo recebeu o nome de Via Araucária e foi o primeiro dos seis lotes do programa a ser leiloado. A previsão é que a concessionária do Lote 1 invista R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção. Segundo o planejamento, 75% dos investimentos serão feitos nos primeiros sete anos do contrato, entre 2024 e 2030. A expectativa é de que o contrato deve ser assinado agora em janeiro de 2024com validade de 30 anos.
Lote 2 – O segundo Lote também já foi a leilão, sendo arrematado pelo Grupo EPR, que fará a gestão de 605 quilômetros de estradas nas regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. A assinatura do contrato será no dia 2 de fevereiro.
Inicio da cobrança – Os serviços operacionais começam a funcionar assim que a empresa iniciar as operações e a cobrança do pedágio deve ocorrer um mês após a assinatura do contrato, ou seja, ainda no mês de fevereiro de 2024.
Pedágio no Oeste em 2025 – Os leilões das rodovias do Paraná que serão realizados em 2024 são referentes ao Lote 3 e ao Lote 6 da nova concessão e estão previstos para ocorrer em setembro e outubro desse ano.
O Lote 3 contempla 561,97 quilômetros de rodovias entre Londrina e Ponta Grossa. São elas: BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323, PR-445, com expectativa de investimento de R$ 13,5 bilhões. Já o Lote 6 abrange 662,18 quilômetros de vias entre Pato Branco, Cascavel e Guarapuava: BR-163, BR-277, BR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483 e a expectativa é de R$ 14,8 bilhões de investimentos. Os contratos terão duração de 30 anos.
Com a realização do leilão do Lote 6, as rodovias que passam pelo Oeste do Paraná deverão voltar a ter cobrança na cancela a partir de 2025.
Fonte: Folha de Palotina / Foto: Divulgação
