Publicado em: 16/04/2024
Em setembro de 1973, uma lei federal assinada pelo então presidente da República Emílio Garrastazu Médici criava as bases do Plano Nacional de Viação (PNV). Entre as estradas previstas estava a BR-101, a maior de todas as rodovias do plano, com mais de 4,5 mil quilômetros de extensão. Em seu trajeto original, a estrada cortaria a região costeira do país do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, passando pelo Paraná na cidade litorânea de Antonina. Cinquenta anos depois desta lei ter entrado em vigor, o trecho paranaense da BR-101 não saiu do papel.
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A viabilidade da rodovia continuou sendo estudada e apontada como necessária, porém sem avanços significativos. A mais recente das iniciativas foi tomada pelo governo do Paraná ao indicar, em agosto de 2023, a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a implantação da BR-101 no Paraná no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Questionado pela reportagem da Gazeta do Povo sobre mais detalhes sobre o pedido, o governo do Paraná enviou uma nota na qual informa que o valor sugerido para a elaboração deste estudo é de R$ 10 milhões. A BR-101 no Paraná começaria na divisa com Santa Catarina em Garuva, seguiria até a BR-277 em Morretes e chegaria até a BR-116 em Bocaiúva do Sul. O prazo previsto para a realização dos estudos é de dois anos.
Fonte: Gazeta do Povo