Publicado em: 21/02/2025

O Deputado Federal Icaro de Valmir (PL/SE) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados que quer aumentar a punição para criminosos envolvidos em crimes praticados contra caminhoneiros. A medida é uma forma de aumentar a segurança para esses profissionais.Motorista de camião


De acordo com o texto do Projeto de Lei 519/2025, as penas para esses crimes podem ser até dobradas, dependendo da gravidade do crime cometido contra os motoristas, especialmente quando se usa de violência ou ameaça.


Para o deputado, a proposta é uma forma de beneficiar os caminhoneiros e evitar que eles desistam da profissão, o que poderia fazer a economia do país entrar em colapso.


“Além da importância econômica, os caminhoneiros enfrentam um cenário alarmante de violência em suas jornadas diárias. Roubos de carga, furtos de veículos e até homicídios são ocorrências frequentes nas estradas brasileiras, colocando em risco não apenas o patrimônio dos transportadores, mas também suas vidas. A proteção jurídica reforçada se faz necessária para garantir que esses profissionais possam exercer sua atividade com maior segurança”, destacou o parlamentar.Motorista de camião


O projeto aborda crimes tipo homicídio qualificado; violação de domicílio, já que o texto prevê que a cabine do  veículo seja considerada como moradia do caminhoneiro; furto e roubo; e também o atentado contra a liberdade do trabalho dos motoristas.


O Projeto de Lei 519/2025 acaba de ser apresentado na Câmara dos Deputados, e precisa passar por toda a tramitação, em comissões e no plenário, antes de ser transformado em lei.

______


Fonte: Blog do Caminhoneiro

Projeto de lei quer aumentar segurança de caminhoneiros