Publicado em: 20/01/2022

O Rally da Safra chega ao Paraná no domingo, dia 16, e iniciou a avaliação das lavouras na segunda-feira, 17, com objetivo de checar, no campo, os efeitos que a falta de chuva e as altas temperaturas causaram no Oeste do estado. Goioerê está entre os municípios que realizarão o levantamento, que acontece nesta quinta-feira, 20.

O Rally da Safra 2022 é a maior expedição técnica do agronegócio brasileiro, que está no Paraná para avaliar lavouras em regiões mais afetadas pela estiagem. Entre as cidades que estão realizando o trabalho, está Cascavel, Palotina, Toledo, por Goioerê e Campo Mourão. Será uma oportunidade para avaliar de perto os estragos causados pela estiagem e regionalizar as perdas entre as distintas regiões do estado.

De acordo com técnicos do Rally da Safra, o Paraná tem queda estimada em 26% na produtividade de soja. A falta de chuva e as altas temperaturas causaram perdas expressivas no Oeste do Paraná, em especial nas áreas com variedades precoces, semeadas na segunda quinzena de setembro e na primeira de outubro.

“A estiagem na segunda quinzena de dezembro piorou a situação das lavouras, que já vinham registrando problemas com as altas temperaturas – em casos extremos, as perdas atingiram a totalidade das áreas e os produtores optaram por plantar milho segunda safra”, explica o coordenador da expedição, André Debastiani.

No Sudoeste do estado choveu um pouco mais do que no Oeste, e por isso as perdas são menores – a situação é semelhante no Norte. Nesta temporada há perda de potencial até mesmo no Centro e no Sudeste, onde raramente ocorrem problemas e que costumam puxar para cima a média de produtividade do Paraná.

Segundo a Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, há perdas irreversíveis ao potencial produtivo das lavouras também no Sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esses problemas foram suficientes para reduzir a estimativa de produção nacional para 134,2 milhões de toneladas, 7% abaixo das projeções pré-plantio, que eram de 144,3 milhões de toneladas.

Já nos estados do Mato Grosso, Rondônia, Norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o MAPITO-BA, a soja mantém boas condições, porém os produtores temem o risco de que o excesso de dias chuvosos e nublados prejudique o peso e a qualidade dos grãos.  A área total plantada é estimada em 40,7 milhões de hectares – 5% maior que a safra passada.

A etapa de avaliação de soja do Rally da Safra 2022 contará com 17 equipes. Ao longo do roteiro está prevista a realização de um evento regional para produtores em Luís Eduardo Magalhães/BA, em 10 de março.  A última equipe desta etapa encerra os trabalhos em 27 de março, após percorrer o Oeste de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Milho segunda safra

A etapa de avaliação do milho segunda safra começará em 15 de maio, com seis equipes – as duas primeiras percorrem o Oeste e o Médio-Norte do Mato Grosso. Outras duas avaliarão lavouras no Sudeste e Leste do Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás. As últimas equipes visitarão áreas no Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná.

A perspectiva atual é que, devido em boa parte ao plantio acelerado da safra de verão, a segunda safra seja implantada num calendário excelente. A produção prevista é de 94,8 milhões de toneladas, um crescimento de 56% sobre a safra anterior, marcada por uma significativa quebra de safra devido aos problemas climáticos. A área plantada é projetada em 15,7 milhões de hectares, com crescimento de 7% sobre a safra anterior.

Entre abril e maio, quatro equipes do Rally serão dedicadas a visitas a produtores e eventos regionais, inicialmente agendados para ocorrerem em Não-Me-Toque/RS (12/04), Cascavel/PR (19/04) e Rio Verde/GO (03/05).

A 19ª edição do Rally da Safra, organizada pela Agroconsult, tem o patrocínio do Banco Santander, FMC, OCP Fertilizantes e Serasa Experian e apoio nacional da Hidrovias do Brasil e Unidas Agro.




Fonte: Tribunal da Região - Notícias do Goioerê 


Rally da Safra vai avaliar lavouras de soja em Goioerê nesta quinta-feira, 20