Publicado em: 19/03/2025

O Paraná deu início à fase de testes do sistema Free Flow, um modelo de pedágio que permite a cobrança automática sem a necessidade de paradas. A tecnologia, já adotada em cinco estados brasileiros, pode ter sua presença ampliada no estado nos próximos anos.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), atualmente, o Rio Grande do Sul lidera a implementação do sistema, com seis pórticos em operação. São Paulo e Rio de Janeiro possuem três cada, mas o estado paulista projeta a instalação de 58 até 2030. Minas Gerais conta com um único pórtico. No Paraná, o teste ocorre no quilômetro 138 da BR-277, em São Luiz do Purunã.

O presidente do SETCEPAR, Silvio Kasnodzei, afirmou que o sistema permite a passagem contínua dos veículos, reduzindo paradas e otimizando o fluxo nas rodovias. As concessões preveem manutenção das vias e ampliação dos serviços de apoio.

De acordo com o membro suplente do Conselho Fiscal do SETCEPAR, Amadeu Clóvis Grecaa escolha dos locais para instalação dos pórticos depende de estudos estratégicos de tráfego. “A zona urbana contínua, por exemplo, deve ser evitada para que a cobrança da tarifa não penalize veículos em trânsito local. O modelo precisa garantir justiça tarifária, diferenciando os valores conforme a extensão percorrida na rodovia”, disse.

Greca também mencionou que as novas concessões devem incluir melhorias na infraestrutura e ampliação da capacidade das rodovias. Os contratos preveem um Programa de Exploração Rodoviária (PER), que estabelece prazos e detalha as obras planejadas. Além disso, incluem dispositivos operacionais como ambulâncias, guinchos, monitoramento por câmeras, viaturas de inspeção, caixas de escape, painéis de mensagens variáveis, radares, redutores de velocidade e bases de atendimento aos usuários.

A expansão definitiva do sistema depende de novas pesquisas e estudos técnicos para definir os pontos de instalação dos pórticos. O governo realizará audiências públicas para permitir a participação da população no processo.

Para Kasnodzei, o setor de transporte rodoviário de cargas será um dos maiores beneficiados com a adoção do Free Flow. “A fluidez no trânsito resulta em entregas mais ágeis, menor desgaste de freios e pneus e, consequentemente, redução de custos operacionais”, destacou.


Fonte: Mundo Logística 

Sistema Free Flow começa a ser testado no Paraná