Publicado em: 17/10/2025
O Sistema Transporte apresentou, nessa quarta-feira (15), os preparativos para a participação do setor na COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). As informações foram compartilhadas durante o Webinar Pré-COP30, promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, e conduzidas pelo diretor do Sistema Transporte e líder do projeto Transporte e a COP30, Vinicius Ladeira.
Em sua exposição, Ladeira ressaltou o avanço da representação do setor nas discussões internacionais sobre sustentabilidade e fez um breve histórico da presença do Sistema Transporte nas últimas COPs (Conferências das Partes). O principal destaque da participação deste ano será a Estação do Desenvolvimento, espaço organizado pelo Sistema Transporte que sediará uma programação ampla de painéis e debates sobre descarbonização, transição energética e infraestrutura resiliente.
Segundo o diretor, o envolvimento do setor transportador nas conferências climáticas tem se intensificado. “Vimos, nos últimos anos, uma participação crescente nas COPs e, neste ano, teremos uma atuação ainda mais estruturada, com um espaço dedicado à apresentação de propostas concretas de implementação”, afirmou.
Localizada na Green Zone, a Estação do Desenvolvimento será integrada à programação oficial da Conferência e conectada às discussões da Blue Zone, onde ocorrem os painéis e as negociações entre chefes de Estado. “Além das atividades no nosso espaço, aprovamos quatro painéis – três na Blue Zone, no estande do governo brasileiro, e um na Green Zone –, que abordarão temas centrais para a agenda climática global”, explicou.
Ladeira ressaltou a importância de o setor chegar preparado às discussões internacionais. “Cedo ou tarde, as decisões climáticas impactam o setor produtivo. Precisamos participar ativamente, compreender seus efeitos e propor caminhos viáveis, aproximando as negociações da realidade do transporte”, destacou.
O diretor também mencionou o apoio de ministérios e instituições internacionais ao projeto. Entre os confirmados, estão os ministérios de Portos e Aeroportos, dos Transportes e das Cidades, além de grandes empresas e organizações nacionais e estrangeiras.
Por fim, reafirmou o compromisso do Sistema Transporte com a agenda ambiental e convidou os parceiros a se engajarem nas discussões da COP30. “A construção de um posicionamento setorial é tão importante quanto a realização da Conferência no Brasil”, concluiu.
Os Webinars Pré-COP, promovidos pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, têm o objetivo de mobilizar e conectar o setor empresarial e outros atores sociais às agendas climáticas nacional e internacional.
O Pacto Global, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), é a maior rede de sustentabilidade corporativa do mundo, incentivando empresas a alinharem suas estratégias a princípios universais de direitos humanos, meio ambiente, trabalho e combate à corrupção. A Rede Brasil é a maior do continente americano e a segunda maior do planeta.
Fonte: Agência CNT
