Publicado em: 29/10/2024
O debate sobre um futuro sustentável engloba vertentes que vão de danos à qualidade do ar, atmosfera e oceano, até degradação da vegetação e da terra. Entre essas consequências está a contaminação do solo, que ocorre quando uma área entra em contato com substâncias nocivas que podem interferir na sua qualidade, tornando-o infértil ou provocando outros impactos ambientais.
No Brasil, como apontado pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) em 2019, 44% das emissões de gases poluentes de 2018 estavam ligadas à devastação de áreas florestais que dão lugar a áreas degradas, contaminação do solo, entre outros.
Em uma tentativa de reduzir seu impacto no meio ambiente, a Ghelere Transportes construiu a nova matriz em Cascavel (PR) planejando a edificação de uma estrutura sustentável. A empresa impermeabilizou o piso concretando os 60 mil m² do terreno, evitando que vazamentos de lubrificantes, combustíveis e outras práticas contaminassem o solo.
A instalação é equipada com a tecnologia Stormtech, que representa uma das soluções mais inovadoras para o manejo e controle de águas pluviais. Ela faz a captação e redistribuição adequada da água das chuvas, evitando que a água que cai no terreno sobrecarregue a infraestrutura de esgoto ou que vá parar em terrenos vizinhos.
“Essas escolhas feitas pela Ghelere têm como finalidade reforçar o objetivo de construir uma empresa e operação sustentáveis”, declarou Joyce Filus, diretora-executiva da Ghelere Transportes.
Na parte operacional, o pavimento favorece a higienização, dispensa a manutenção a longo prazo, facilita a manutenção de veículos, absorve menos calor e facilita a direção dos motoristas que transitam pelo local. Para os representantes da transportadora, além de criar um ambiente que favorece a dinâmica de trabalho, cria-se uma consciência ecológica no colaborador para que ele também faça sua parte dentro e fora da empresa.
“De forma geral, e olhando para como tomamos decisões sempre com esse olhar de algo maior, para além da rentabilidade, começamos a perceber que isso começa a fazer parte da cultura da empresa e se manifestar nas pequenas decisões de todos, elevando esse modo de pensar”, explicou a executiva.
SUSTENTABILIDADE
A Ghelere Transportes adota na frota própria tecnologias que ajudam os motoristas a controlar o consumo de combustíveis e reduzem a emissão de gases poluentes. Para preservar a saúde física do colaborador, também são usadas tecnologias que identificam sinais de fadiga, sonolência e distrações visuais do motorista, como o uso do celular ao volante.
Além disso, a transportadora investiu em novos caminhões com sistemas de frenagem automática em caso de risco de colisão. Todas essas medidas reduziram em 22% as ocorrências de sinistros no período entre 2020 e 2023.
A empresa também passou a executar um projeto que segue as normas da WELL Building Certification, colocando em foco a saúde e bem-estar dos seus profissionais. Além de promover campanhas de conscientização sobre a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), segurança no trabalho e sustentabilidade. Da mesma forma, a estrutura da nova sede, além de contribuir com o meio ambiente, prevê espaço para armazenamento para clientes do Brasil e Mercosul.
“Os objetivos a longo prazo da Ghelere focam em longevidade, crescimento e desenvolvimento. Não há longevidade que perdure sem olhar para o meio ambiente”, disse Joyce Filus. “Portanto, tomar decisões hoje que impactem positivamente tanto o espaço que habitamos, quanto outras empresas do setor é essencial para construirmos as marcas que estamos deixando.”
_____
Fonte: Assessoria Ghelere Transportes