Publicado em: 13/03/2024
O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito já conta com adesão de 20 estados. As únicas unidades da Federação que ainda não utilizam a ferramenta são Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba e Santa Catarina
Em funcionamento há dois anos, a ferramenta de Venda Digital disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT) já acumula resultados expressivos. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o aplicativo conta com 636.659 registros de operações realizadas. Dessas, 536.646 transferências diretas de propriedade de veículos (ATPV-e) entre vendedor e comprador pela CDT foram finalizadas e 100.013 tiveram a comunicação de venda concluída, embora sem o registro da transferência do veículo finalizada.
“Esses dados demonstram a confiança dos usuários nessa ferramenta tão importante da CDT, que continua a facilitar e desburocratizar a vida dos cidadãos brasileiros”, destacou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
No total, 20 estados já aderiram à Venda Digital. A Senatran aguarda a adesão à ferramenta de Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba e Santa Catarina, que ainda não oferecem essa facilidade.
Ranking
Confira os estados que ocupam os primeiros lugares em operações finalizadas por meio da Venda Digital:
• 1º lugar: Rio de Janeiro, com 118.157 transações finalizadas;
• 2º lugar: São Paulo, com 115.011 transações finalizadas;
• 3º lugar: Pernambuco, com 70.055 transações finalizadas.
Confira também os estados que lideram o ranking com comunicação de venda concluída, mas sem transferência de veículo registradas, pela Venda Digital:
• 1º lugar: Rio de Janeiro, com 25.967 comunicações concluídas;
• 2º lugar: São Paulo, com 21.728 comunicações concluídas;
• 3º lugar: Minas Gerias, com 10.575 comunicações concluídas.
Como funciona
• O aplicativo permite a realização de uma transação de forma mais rápida e simples.
• A segurança é garantida pela exigência de login do usuário com conta prata ou ouro, na plataforma gov.br, além de biometria facial para a assinatura digital.
• Feita a operação, o proprietário precisa apenas se dirigir ao Detran local para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.
• Somente proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, quando o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital (ATPV-e), podem desfrutar da facilidade.
Fonte: Ministério do Transportes / Foto: Divulgação