Publicado em: 16/01/2025
Nesta quinta-feira (16) o cenário meteorológico muda em parte do Paraná, com maior umidade transportado do Brasil Central e também dos ventos que sopram do oceano, mudando o tempo em algumas regiões. Na madrugada há possibilidade para pancadas de chuva a qualquer momento na faixa litorânea, com intensidade moderada a forte.
À medida que o sol aparece e aquece a superfície, pancadas de chuva com trovoadas se espalham por todas as regiões, em especial nos Campos Gerais, Norte Pioneiro, Norte Central e Centro-Sul. As máximas novamente serão bastante elevadas na faixa oeste, sudoeste e noroeste paranaense, ultrapassando os 35°C.
Embora o sol apareça em boa parte do Estado nesta quinta, gradativamente a instabilidade no tempo se instala pelas regiões nos próximos dias. A partir da sexta (17), a possibilidade de chuva mais generalizada aumenta.
Eventos mais severos do tempo devem atingir o Estado
No fim de semana, sábado e domingo (18 e 19), as chuvas atingem todas as regiões com volumes variados. Dias consecutivos de chuva devem ser registrados em várias partes do Estado, aumentando as chances de eventos mais severos do tempo.
A semana que vem mantém o alerta de chuva intensa para algumas regiões, como o Noroeste e Norte paranaense.
Esse período de chuva duradouro se estende pelo menos até o fim do mês. Em Curitiba, a chuva prevista começa nesta quinta e se prolonga até o dia 29, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Onda de calor atinge o Paraná
Uma onda de calor atinge o Paraná. Regiões como Noroeste, Norte e Oeste registram altas marcas. Máximas acima dos 30°C foram comuns.
Nesta quinta a máxima pode chegar aos 36°C no Noroeste. Na sexta, pode fazer 35°C em Umuarama.
______
Fonte: Bem Paraná