Publicado em: 15/05/2025
O movimento Maio Amarelo segue com diversas ações de conscientização em Cascavel. A campanha tem como objetivo principal ressaltar a importância do respeito às normas de trânsito e da adoção de comportamentos seguros por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Entre as atividades realizadas, destaca-se a blitz educativa, que busca orientar os condutores por meio da distribuição de materiais informativos. A iniciativa reforça práticas como o uso do cinto de segurança, a proibição do uso de celular ao volante e a necessidade de seguir rigorosamente as leis de trânsito.
Antônio Ruyz, presidente do Sintropar (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística), falou sobre a blitz educativa que foi realizada em frente ao sindicato e teve como foco a distribuição de materiais educativos:
"Essa blitz educativa teve o intuito de trazer a conscientização, para que a gente possa reforçar a importância de uma condução segura, de um trânsito seguro. A gente tem que trabalhar isso todos os dias, e não só no mês de maio."
As principais causas de acidentes de trânsito no Brasil continuam sendo relacionadas a falhas humanas. Falta de atenção, imprudência e o descumprimento das normas estão entre os fatores mais frequentes. Além disso, o excesso de velocidade e a condução sob efeito de álcool ou drogas agravam ainda mais o número de ocorrências nas estradas e vias urbanas.
Júnior Albano, sócio do grupo Vizimed — empresa especializada em segurança e medicina do trabalho —, reforçou que a imprudência e o não cumprimento das leis de trânsito são fatores determinantes:
"Todo mundo sofre quando acontece uma situação como essa. Muitas vezes o acidentado não vai morrer, mas pode ficar numa cadeira de rodas, fraturar uma perna. E quando isso acontece, a família sofre, os amigos sofrem, a comunidade sofre. Por isso a Vizimed, junto com o Sintropar e a PRF, está fazendo essa campanha."
Para os condutores, campanhas como o Maio Amarelo são fundamentais para aumentar a conscientização e promover atitudes que ajudam a salvar vidas.
Fonte: TAROBÀ
