Publicado em: 02/05/2022
Os
investimentos do Governo do Paraná na região Central e Centro-Sul do Estado já
ultrapassam R$ 300 milhões em pouco mais de três anos. Demandas históricas
foram solucionadas, como a duplicação da BR-277 em Guarapuava, as pavimentações
entre Mato Rico e Pitanga e Irati e São Mateus do Sul e as contratações dos
projetos de ampliação de capacidade para melhorar a conexão desse polo com o
Norte e o Noroeste. Os recursos influenciam a economia e a vida de milhares de
moradores num raio de 50 municípios.
Esse pacote de
obras faz parte de um planejamento estratégico do Governo do Paraná para a
região. De um lado estão a captação de financiamentos para dar andamento célere
às obras e de outro a contratação de novos projetos com objetivo de ampliar a
capacidade de escoamento de rodovias que conectam Guarapuava com Londrina e
Maringá, gerando um novo ciclo de atração de investimentos privados.
Há, ainda, o acordo
de leniência com a antiga concessionária que administrava a BR-277 entre
Cascavel e Guarapuava para novas terceiras faixas na região. Dessa maneira,
todas as principais entradas e saídas da cidade mais populosa da região estão
recebendo investimentos.
São, em resumo,
três grandes eixos de intervenções. Perto da divisa com Santa Catarina, no
Centro-Sul, há obras e projetos na região de Irati e São Mateus do Sul,
facilitando o acesso a Guarapuava e Curitiba. Na região de Guarapuava as obras
se concentram na BR-277 (duplicação do perímetro urbano e terceiras faixas até
Cascavel).
E, acima de
Guarapuava, estão em andamento o projeto de duplicação integral até Pitanga e,
a partir de Pitanga, a ampliação de capacidade das rodovias numa espécie de V
até Mauá da Serra (conectando com a duplicação da PR-445 até Londrina) e até
Campo Mourão (renovando as possibilidades de acesso a Maringá ou à Boiadeira e
o Mato Grosso do Sul, também revitalizada nessa gestão).
“Para buscar
novas indústrias e oportunidades de emprego é preciso eficiência logística,
infraestrutura e uma rede de atendimento ao setor produtivo que destrave as
burocracias. Estamos investindo em todas essas frentes. A região central do
Estado tem um potencial imenso de crescimento, principalmente na área
industrial. O objetivo é que nos próximos anos, com essas obras entregues,
esses municípios deem um salto nos indicadores de desenvolvimento social”,
disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Esses projetos
ainda se somam ao pacote de concessões rodoviárias do Estado, projetado para
iniciar a partir de 2023, e à Nova Ferroeste, transformando Guarapuava num
centro logístico da conexão entre os países do Mercosul e o Paraná.
“Queremos ter a
melhor infraestrutura multimodal do País daqui a alguns anos. E tudo isso foi
construído com planejamento e esforço político com as lideranças da região
desde 2019. Nada acontece de uma hora para outra. Somos o supermercado do
mundo, um Estado com grande capacidade de inovação a partir de suas indústrias
e universidades, e vamos mudar a realidade da região”, reforçou Ratinho Junior.
PAVIMENTAÇÕES –
O governador também
destacou as pavimentações realizadas ou que estão em andamento em convênios com
a Secretaria de Infraestrutura e Logística nos últimos anos. Desde 2019, foram
investidos R$ 37,3 milhões em onze cidades do Centro-Sul (Fernandes Pinheiro,
Inácio Martins, Irati, Mallet, Pinhão, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul,
Teixeira Soares e Virmond) e R$ 17,7 milhões em oito municípios (Boa Ventura de
São Roque, Cândido Abreu, Iretama, Manoel Ribas, Palmital, Pitanga, Roncador e
Turvo) da região central. Ao todo, com as contrapartidas municipais, são R$ 62
milhões em obras.
Em Manoel
Ribas, por exemplo, os recursos foram para a Estrada de Barra Santa Salete,
importante acesso rural do município. Em Turvo, o contrato permitiu a
pavimentação da Rodovia Municipal João Maria de Jesus e, em Iretama, o acesso
ao parque das Águas de Jurema, um dos principais redutos turísticos da região,
foi totalmente revitalizado.
No Centro-Sul,
Teixeira Soares ganhou uma conexão moderna com a pavimentação da Estrada da
Gruta até a BR-277. Fernandes Pinheiro moderniza ligação com a comunidade
Assungui e Prudentópolis recebeu convênios para dar melhores condições para a
Rodovia Municipal Capitão João Durski Silva e as estradas de acesso a Barra
Bonita, Linha Esperança, Jaciaba e Linha Guarapuava.
OBRAS NO
CENTRO E CENTRO-SUL
Duplicação
da BR-277 em Guarapuava
Está em
andamento desde o ano passado a duplicação da BR-277 em Guarapuava, com novas
pistas em ambos sentidos da rodovia, do quilômetro 345,2 ao quilômetro 349,1.
Serão implantadas também uma via marginal direita e uma marginal esquerda. O
investimento é de R$ 77 milhões e a previsão de entrega é para este ano.
A obra inclui
ainda uma nova trincheira na Avenida Professor Pedro Carli, uma trincheira
entre a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande; a duplicação do viaduto no
entroncamento com a PRC-466 e, ainda, a adequação de suas alças de acesso; três
pontes no km 345,5; uma trincheira para acesso ao aeroporto municipal; uma
passarela no km 349,3 e outra no km 345; e a implantação de iluminação pública
em uma extensão de 12,2 quilômetros.
Terceiras
faixas da BR-277 entre Guarapuava e Cascavel
A importante
ligação entre Guarapuava e Cascavel, que ocorrem por trem e por rodovias,
também está sendo melhorada. Está em andamento, por meio de acordo de leniência
entre concessionária de pedágio e o Ministério Público Federal, com definição
das obras, aprovação dos projetos e fiscalização da execução pelo Governo do
Paraná, a implantação de terceiras faixas em 13 segmentos considerados críticos
da BR-277 em uma extensão de 14,1 quilômetros. Estão contemplados segmentos nos
territórios de Guarapuava, Nova Laranjeiras, Guaraniaçu, Campo Bonito, Ibema e
Catanduvas.
Pavimentação
da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico
Também está em
andamento, após anos de uma licitação arrastada e discussões judiciais, a
pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico, em uma extensão de 43,15
quilômetros. A rodovia será em pista simples, com segmentos de terceiras
faixas, cinco pontos de variantes ao traçado atual da rodovia e duas
interseções em nível. O investimento é de R$ 89 milhões e parte já foi
entregue.
Mato Rico era
um dos três municípios que ainda não tinham conexão asfáltica. Com esse novo
investimento, haverá economia de tempo de deslocamento e de segurança para
moradores e para o setor produtivo.
Pavimentação
dos acessos às indústrias de Pitanga
Também está em
reta final a obra de implantação de vias marginais em ambos lados da PRC-466,
no perímetro urbano de Pitanga, em uma extensão de 4,2 quilômetros, incluindo
quatro novas interseções em nível. O investimento é de R$ 15 milhões. Com essa
obra, que se soma à intervenção na PR-239, os dois municípios ganharam mais
possibilidades para atrair investimentos e diversificar a economia local, ainda
muito ligada à agropecuária.
Pavimentação
entre Irati e São Mateus do Sul
Mais ao sul de
Guarapuava e perto da divisa com Santa Catarina está em andamento a obra de
pavimentação da PR-364 entre Irati e São Mateus do Sul, em uma extensão de 49
quilômetros. Ela inclui uma nova ponte sobre o rio Turvo, uma variante da
rodovia em Irati e um viaduto no entroncamento com a BR-153. O investimento é
de R$ 108 milhões.
Atualmente boa
parte do trecho já foi concluído e a previsão de entrega é neste ano. É uma
rodovia que conecta importantes cidades de médio porte do Estado, sobretudo
pela produção florestal, conexão com a erva-mate e possibilidade de ampliação
de investimentos com a proximidade com Curitiba e o Porto de Paranaguá.
PROJETOS NO
CENTRO E CENTRO-SUL
Pavimentação
da PR-239 entre Mato Rico e Roncador
Está em
elaboração o projeto executivo de pavimentação da PR-239 entre Mato Rico e
Roncador, em uma extensão de 27 quilômetros. O edital inclui o contorno de
Barra Bonita (distrito de Pitanga), o contorno de Mato Rico e nova ponte sobre
o Rio Mato Rico. O investimento foi de R$ 1,5 milhão. Assim que ele for
entregue, o objetivo é a liberar a contratação da obra. Dessa maneira, em
poucos anos Mato Rico terá duas conexões asfálticas.
Duplicação
entre Guarapuava, Turvo e Pitanga
Principal sonho
dos moradores da região, a duplicação integral entre Guarapuava e Pitanga está
mais perto de acontecer. Estão em elaboração dois projetos executivos de
duplicação da PRC-466. Entre Guarapuava e Turvo serão duplicados 38,30
quilômetros, executadas novas pontes sobre o Rio Turvo e o Rio Coutinho, e um
viaduto em Turvo. No projeto entre Turvo e Pitanga a extensão é de 45,50
quilômetros, e inclui novas pontes sobre o Rio Carazinho e Rio Bonito, um
viaduto em Pitanga, e estudos para novas interseções nos acessos para Santa Maria
do Oeste (PR-456) e Boa Ventura do São Roque (PR-820). O investimento total foi
de R$ 4,7 milhões. Eles devem ser entregues ao DER/PR ainda neste ano.
Conexão de
Pitanga com o Norte e o Noroeste
Também estão em
elaboração os projetos executivos de restauração e ampliação da capacidade das
rodovias ligando Pitanga a Campo Mourão e Pitanga a Mauá da Serra, em cinco
lotes. O objetivo é aumentar as condições de competitividade desses municípios.
Esses projetos também serão entregues ao DER/PR até o final deste ano. O
investimento total foi de R$ 14,6 milhões.
O projeto
denominado lote 01 vai de Pitanga até a ponte sobre o Rio Muquilão, em uma
extensão de 51,52 quilômetros. Ele inclui a PR-460 e um trecho da PRC-487,
sendo que a interseção entre as duas deverá ser projetada em desnível.
O lote 02 dá
continuidade ao anterior, contemplando a PRC-487 entre a ponte sobre o Rio
Muquilão e o município de Campo Mourão, em uma extensão de 61,42 quilômetros, o
maior dos cinco. O projeto também deve considerar interseções em desnível nos
acessos a Iretama (PR-462) e Luiziana (PR-553), além de pontes novas sobre o
Rio Mourão e o Rio das Lontras, com geometria corrigida.
O lote 03
começa em Mauá da Serra e segue até Lidianópolis (Porto Ubá), em 54,81
quilômetros da PRC-272. Ele deverá incluir a possibilidade de interseções em
desnível nos acessos para Faxinal, Cruzmaltina e Borrazópolis, e o alargamento
do viaduto sobre a linha férrea para implantação de acostamentos. O lote deverá
incluir ainda um estudo de viabilidade para unificar interseções muito próximas
uma da outra ou com entrelaçamentos.
O lote 04
continua de Porto Ubá até o acesso a Furnas, na PRC-466, atendendo 51,86
quilômetros de extensão do trecho. O projeto deve contemplar também o
alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí, para implantação de acostamentos,
soluções para separar o tráfego local do tráfego de longa distância em Ubá do
Sul e Lidianópolis, e a duplicação da ligação entre Jardim Alegre e Ivaiporã,
com interseções em desnível e marginais no perímetro urbano dos dois
municípios.
O lote 05 vai
do acesso a Furnas até Pitanga, em uma extensão de 43,05 quilômetros, novamente
na PRC-466. Neste projeto deve ser incluída também a possibilidade interseções
em desnível no acesso a Manoel Ribas e no acesso para Pitanga, com soluções
para separar o tráfego de longa distância do tráfego local neste último.
Pavimentação
da PR-990 em Rebouças
Está em
elaboração, por fim, o projeto executivo de pavimentação da PR-990, ligação
entre Rebouças e a PR-364, em uma extensão de 12,60 quilômetros, complementando
a obra em andamento entre Irati e São Mateus do Sul. Também será estudada a
possibilidade de implantar novas pontes ou galerias no Rio Arroio dos
Cristianos, Rio do Salto e Rio Poço Bonito. O investimento foi de R$ 681 mil.
Fonte: Governo do
Estado do Paraná / Foto: Ari Dias/AEN
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