Publicado em: 30/10/2024

A confiança do consumidor paranaense registrou alta de 1,6%, alcançando 97,5 pontos. Apesar do crescimento pelo terceiro mês consecutivo, o índice não chegou ao nível de satisfação, que é de 100 pontos. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é calculada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

 

Desde abril deste ano, o índice no Paraná caiu para menos de 100 pontos, indicando certa insegurança das famílias em relação ao acesso ao crédito e à estabilidade profissional, e menor disposição para o consumo. Em contrapartida, fatores como emprego atual e renda atual mantêm resultados positivos. Os dados também mostram uma retomada gradual da confiança dos consumidores paranaenses.

 

Na comparação com setembro, a perspectiva de aumento salarial subiu 7,4%, o nível de consumo atual subiu 2,6% e a avaliação sobre a renda atual, que aumentou 1,4%. Já os fatores acesso ao crédito (-0,2%) e momento para duráveis (-0,3%) sofreram leve redução na variação mensal.




Fonte: Rádio Band News

Confiança do consumidor paranaense registra alta em outubro