Publicado em: 24/01/2022
caminhões
pesados. Como resultado, o bitrem e o 4º eixo no caminhão 6x2 vão poder
circular em todo o Brasil. As mudanças estão descritas no Resolução 882, de 13
de dezembro de 2021. Porém, a regra só foi publicada na edição do dia 24 de
dezembro, do Diário Oficial da União (DOU). Enfim, passará a valer na segunda-feira, 3 de janeiro de
2022.
Segundo
a nova resolução, "Nas Combinações de Veículos de Carga (CVC) com peso
bruto total combinado (PBTC) até 58,5 t, o cavalo-mecânico pode ser de tração
simples 4x2 ou 6x2." Ou seja, semirreboques com o 4º eixo combinados a
caminhões trator 6x2 ficam
liberados
nas rodovias do País. Do mesmo modo, a nova regra vale para cavalos-mecânicos
6x2 que tracionam bitrens, cujo PBTC seja de até 57 t. Contudo, é
preciso ficar atento. Isso porque, apesar de a nova regra valer para
cavalos-mecânicos 4x2, deve-se considerar a lei da balança. Ou seja, com um
quarto eixo essa composição só pode tracionar até 51,5 t de PBTC.
Contran proibia composição desde 2011
Seja
como for, a regra em vigor desde 2011 gerava polêmica. Sobretudo, entre os
empresários do setor de transporte de grãos. Ou seja, os que mais utilizam esse
tipo de combinação. O motivo é que os caminhões 6x4 têm mais pneus. Portanto
são mais pesados e consomem mais combustível.
Além disso,
os caminhões 6x4 são mais caros. Portanto, para reduzir os custos da operação
muitas empresas buscavam alternativas ao bitrem nos caminhões 6x4. Como
resultado, surgiu o quarto eixo para
substituir o bitrem no 6x2. Nesse interim, começaram os testes do sistema em operações
reais de transporte.
A regra abre oportunidade para o 4º eixo
Assim, mesmo antes de
essa solução ser regulamentada, havia empresas que conseguiram uma certificação
prévia para rodar com o conjunto. Ou seja, usavam caminhões 6x2 atrelados a um
implemento com o 4º eixo. Por exemplo, a G10 é um dos que desenvolveram e utilizavam veículos
desse tipo.
Isso
porque a combinação pode transportar 58,5 t de PBTC. Assim, há um bom ganho em
relação ao bitrem, cujo PBTC é de 57 t. Além da capacidade de carga ser maior,
o equipamento custa menos. Ou seja, enquanto o bitrem é composto por duas
combinações, o quarto eixo tem apenas uma. Isso explica o preço menor.
FONTE:
ESTADÃO