Publicado em: 03/08/2022
A Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento da Região de
Londrina recebeu, durante reunião virtual realizada na sexta-feira (29),
Alessandro Reichert, diretor de Transporte Rodoviário da Secretaria Nacional de
Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura para falar de obras
rodoviárias em andamento no Paraná e da expectativa com as novas concessões de
pedágio. A presidente Marcia Manfrin representou a ACIL na reunião. O novo
modelo de concessão dos pedágios no Paraná prevê seis lotes para gerenciar 3
mil quilômetros de estradas estaduais e federais, incluindo obras como
duplicações, contornos, terceiras faixas e viadutos, entre outras. Os novos
contratos têm validade de 30 anos.
Reichert explicou que o Ministério da Infraestrutura detém a
competência de estabelecer quais trechos rodoviários vão ser estudados para
concessão. Com um orçamento enxuto para investir e fazer manutenção no Paraná,
o DNIT acabou se responsabilizando por mais 1.800 quilômetros de rodovias no
estado com o fim das concessões. “O DNIT enxerga com muita ansiedade o processo
todo, haja vista que hoje, o orçamento que a gente tem disponível para investir
no Estado do Paraná é baixo para fazer manutenção e recape necessários para
manter toda a malha federal administrada pelo DNIT, que aumentou no ano passado
quando os contratos de concessão estaduais encerraram”,
acrescentou.
Entre os questionamentos da Comissão está a construção do
Contorno Norte de Londrina, previsto nas novas concessões e reivindicado há
bastante tempo, tanto que foi um dos motivos para o surgimento da própria
Comissão de Infraestrutura em 2017. Com o contorno, o tráfego pesado da BR-369
seria deslocado para fora do núcleo urbano. Prevista para ser realizada durante
as antigas concessões, a obra não saiu do papel. Diretor de Projetos da
Secretaria de Obras de Londrina, Fernando Bergamasco solicitou ao DNIT o novo
traçado previsto pelo projeto, uma vez que interfere diretamente nos pontos de
interesse para investimentos tanto do poder público quanto da iniciativa
privada.
A duplicação da PR-445 está avançando no trecho entre Mauá
da Serra e Lerroville, feita com recursos da ordem de R$ 148 milhões pelo
governo estadual. A alegação de existência de sítios arqueológicos no traçado,
apontada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional),
acabou atrasando o início das obras no novo trecho em seis meses. A Trincheira
da Bratislava está em fase de finalização e teve o tráfego foi liberado na
sexta-feira (29), no cruzamento da BR-369, em Cambé, à altura do quilômetro
163. Com informações da Assessoria ACIL/Comissão de Infraestrutura.
Fonte: PAIQUERÊ FM NEWS / Foto: Reprodução