Publicado em: 03/08/2022

A Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento da Região de Londrina recebeu, durante reunião virtual realizada na sexta-feira (29), Alessandro Reichert, diretor de Transporte Rodoviário da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura para falar de obras rodoviárias em andamento no Paraná e da expectativa com as novas concessões de pedágio. A presidente Marcia Manfrin representou a ACIL na reunião. O novo modelo de concessão dos pedágios no Paraná prevê seis lotes para gerenciar 3 mil quilômetros de estradas estaduais e federais, incluindo obras como duplicações, contornos, terceiras faixas e viadutos, entre outras. Os novos contratos têm validade de 30 anos. 

Reichert explicou que o Ministério da Infraestrutura detém a competência de estabelecer quais trechos rodoviários vão ser estudados para concessão. Com um orçamento enxuto para investir e fazer manutenção no Paraná, o DNIT acabou se responsabilizando por mais 1.800 quilômetros de rodovias no estado com o fim das concessões. “O DNIT enxerga com muita ansiedade o processo todo, haja vista que hoje, o orçamento que a gente tem disponível para investir no Estado do Paraná é baixo para fazer manutenção e recape necessários para manter toda a malha federal administrada pelo DNIT, que aumentou no ano passado quando os contratos de concessão estaduais encerraram”, acrescentou.  

Entre os questionamentos da Comissão está a construção do Contorno Norte de Londrina, previsto nas novas concessões e reivindicado há bastante tempo, tanto que foi um dos motivos para o surgimento da própria Comissão de Infraestrutura em 2017. Com o contorno, o tráfego pesado da BR-369 seria deslocado para fora do núcleo urbano. Prevista para ser realizada durante as antigas concessões, a obra não saiu do papel. Diretor de Projetos da Secretaria de Obras de Londrina, Fernando Bergamasco solicitou ao DNIT o novo traçado previsto pelo projeto, uma vez que interfere diretamente nos pontos de interesse para investimentos tanto do poder público quanto da iniciativa privada. 

A duplicação da PR-445 está avançando no trecho entre Mauá da Serra e Lerroville, feita com recursos da ordem de R$ 148 milhões pelo governo estadual. A alegação de existência de sítios arqueológicos no traçado, apontada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), acabou atrasando o início das obras no novo trecho em seis meses. A Trincheira da Bratislava está em fase de finalização e teve o tráfego foi liberado na sexta-feira (29), no cruzamento da BR-369, em Cambé, à altura do quilômetro 163. Com informações da Assessoria ACIL/Comissão de Infraestrutura.


Fonte: PAIQUERÊ FM NEWS / Foto: Reprodução

Diretor Nacional de Transporte Rodoviário fala sobre concessões de pedágio no Paraná