Publicado em: 18/05/2022
A obra de duplicação da PR-323 em Doutor Camargo, no Noroeste do
Estado, está em fase final. Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem do
Paraná (DER/PR), a implantação de pistas duplas em 6,3 quilômetros chegou a 80%
e o viaduto que integra o trecho está 96% concluído. O investimento é de R$
38,3 milhões. A duplicação está incluída no Programa Estratégico de
Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria do Governo do
Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A duplicação em Doutor Camargo é uma das quatro frentes de
trabalho do DER/PR na rodovia, em um investimento total de mais de R$ 250
milhões. As demais obras são a duplicação do trecho entre Paiçandu e Doutor
Camargo, com os serviços concentrados no distrito de Água Boa; o trecho entre
Umuarama e o entroncamento com a PR-468, incluindo um novo viaduto no antigo
Trevo Gauchão; e os 22,18 km de terceiras faixas em segmentos considerados
críticos entre Iporã e Doutor Camargo. Todas estão em andamento.
Em Doutor Camargo, a obra inicia na entrada do município,
onde fica o viaduto, e segue na direção do Rio Ivaí. O viaduto é do tipo
diamante, com uma entrada e uma saída à direita da pista central, em ambos os
sentidos da rodovia. Para isso, haverá vias marginais nos dois lados da PR-323,
com pista de rolamento de 4,50 metros em sentido único, espaço para
estacionamentos com 2,50 metros de largura e passeios para os pedestres. Para a
conclusão do viaduto serão finalizadas a drenagem, pavimentação, contenções e,
por último, a sinalização e dispositivos de segurança.
A duplicação vai do km 174,2 até o km 180,5, no trecho que leva
em um sentido a Cascavel (Oeste) e, no outro, a Maringá (Noroeste). Do km 176,9
até o km 180,5 a duplicação já foi liberada para o tráfego. Agora as obras
estão sendo concluídas do km 176,9 ao km 174,2. Neste trecho, a nova pista terá
largura de 7,20 metros, sendo duas faixas de rolamento de 3,60 metros, além de
acostamentos externos e faixa de segurança interna. Ela será separada da pista
antiga por canteiro central.
Estão previstas melhorias na pista existente por meio do
programa Conservação e Recuperação com Melhorias do Estado do Pavimento
(Cremep) do DER/PR.
BENEFÍCIOS – A PR-323 é a principal ligação do
Noroeste do Paraná com o Mato Grosso do Sul e países do Mercosul e passa por
várias cidades do Estado. A rodovia suporta toda movimentação proveniente do
polo têxtil de Maringá e Cianorte e o escoamento da safra de importantes
regiões produtoras paranaenses. As melhorias atendem, ainda, a demanda da
população, que usa a PR-323 para acessar outros centros do Estado.
Entre as vantagens citadas por
alguns dos moradores que acompanharam o andamento das obras estão
a diminuição do tempo para se chegar a Cianorte ou a Maringá; a possibilidade
de ultrapassar caminhões e veículos pesados com segurança; e, especialmente,
preservar vidas de motoristas e pedestres que precisam circular diariamente por
aquela estrada. Os benefícios ainda vão além, com a articulação para atrair
novas empresas para a região.
Fonte: Governo do Estado do
Paraná / Fonte: José Fernando Ogura/AEN