Publicado em: 15/08/2025
A duplicação da rodovia PR-412, principal ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná, promete transformar a mobilidade no litoral paranaense com uma solução considerada pelo poder público como mais resistente e econômica a longo prazo: o pavimento rígido de concreto. A obra de 14,28 quilômetros, também conhecida como Rodovia Máximo Jamur, terá investimento de R$ 274 milhões e deve beneficiar moradores e turistas, especialmente na alta temporada de verão, quando o tráfego é intenso e os congestionamentos são frequentes.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a escolha pelo concreto foi baseada em estudos que compararam diferentes tipos de pavimentação. Para o clima úmido e o tráfego pesado do litoral, o pavimento rígido oferece vida útil maior, mais resistência e menos necessidade de reparos frequentes. Apesar do custo inicial mais alto, a economia com manutenção se torna perceptível entre o quarto e o sexto ano de uso, compensando o investimento, afirma o órgão.
O pavimento da nova PR-412 terá 21 centímetros de espessura, com robustez para suportar o peso de caminhões, ônibus e veículos de passeio. A pista central será separada por barreiras de concreto, aumentando a segurança viária. O Paraná já obteve bons resultados com essa tecnologia, como na restauração da PRC-280, na região sudoeste do estado, onde a técnica “whitetopping” — que aproveita a base asfáltica existente para aplicação da nova camada de concreto — resultou em melhores condições de trafegabilidade e maior resistência.
Na PR-412, a duplicação começou pelas vias marginais, que receberão o tráfego temporário enquanto o eixo principal é duplicado. Com sentido único, essas marginais terão vagas de estacionamento, calçadas e ciclovias bidirecionais, atendendo tanto pedestres quanto ciclistas e ampliando a segurança para quem utiliza meios de transporte não motorizados.
O projeto inclui ainda duas novas pontes — sobre o Canal de Matinhos e sobre o Rio Balneário — e um viaduto no entroncamento com a Avenida Curitiba. As melhorias de drenagem serão feitas sob as marginais, reduzindo alagamentos e evitando remanejamentos de redes subterrâneas, o que acelera o andamento das frentes de serviço.
Obra na PR-412 inclui ciclovias, novas pontes e iluminação em LED
A nova iluminação pública será em LED, abrangendo a pista central, marginais, pontes, viaduto, áreas de passeio e ciclovias. A tecnologia proporciona visibilidade noturna superior e menor consumo de energia, oferecendo mais segurança e economia.
De acordo com o DER-PR, a duplicação da PR-412 integra um conjunto de obras estratégicas para o litoral, que inclui a Ponte de Guaratuba, a revitalização das orlas de Matinhos e Pontal do Paraná e a duplicação até a divisa com Santa Catarina. Um acordo entre os dois estados prevê a continuidade da duplicação no trecho catarinense, modernizando toda a ligação rodoviária no litoral sul.
Com prazo contratual de até 36 meses e possibilidade de antecipação, a obra é vista como um passo importante para o desenvolvimento regional. A expectativa é impulsionar o turismo, atrair investimentos e melhorar a logística de transporte de mercadorias e serviços. Para o setor produtivo e o comércio, a nova PR-412 representa menos tempo de deslocamento, mais segurança e a adoção de soluções que priorizam a durabilidade e a boa aplicação dos recursos públicos.
O Paraná projeta expandir o uso do pavimento de concreto para outras rodovias. Segundo o DER-PR, entre as obras futuras estão:
a duplicação da Rodovia da Uva (PR-417) entre Curitiba e Colombo
a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092) do perímetro urbano de Almirante Tamandaré até Jardim Areias
a restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Manoel Ribas, e de Manoel Ribas a Lidianópolis.
Fonte: Gazeta do Povo
