Publicado em: 04/08/2025
O procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, reuniu-se nesta quinta-feira, 31 de julho, com o presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, e o superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Daniel Hatiro Fujiwara. Estiveram na pauta questões de segurança na BR 277, principal rodovia que liga o Litoral à capital do Paraná. A EPR Litoral Pioneiro é a empresa concessionária responsável pela administração e operação da rodovia nesse trecho.
Durante o encontro, realizado a partir do MP em Movimento em Paranaguá, o MPPR solicitou a instalação de balanças de pesagem nas estradas, destacando que o excesso de carga é uma das principais causas de acidentes envolvendo caminhões. Outra demanda apresentada pelo MPPR foi a instalação de câmeras de segurança na entrada de Paranaguá. A medida visa inibir o roubo de cargas, crime frequente na região.
Em contrapartida, a concessionária apresentou as obras previstas para os próximos anos, conforme o contrato de concessão. Em resposta à demanda da instituição, a empresa informou que a instalação das balanças deve ocorrer até o início do próximo ano.
Também participaram da reunião os promotores de Justiça Ronaldo de Paula Mion e Vinicius Fernando Zonatto.
