Publicado em: 01/08/2025

Pesquisadores analisaram dados de acidentes de trânsito em rodovias do Paraná e conseguiram prever a gravidade dos sinistros com acerto superior a 94% em determinados cenários. O estudo aplicou técnicas de inteligência artificial e mineração de dados em registros de ocorrências para entender os fatores que mais influenciam na severidade dos casos.

Estradas fora de perímetro urbano aumentam risco de acidentes

A pesquisa foi realizada por especialistas da PUCPR em parceria com a UTFPR. Os modelos desenvolvidos apontaram que a ocorrência de acidentes pode aumentar em até 90% em trechos fora do perímetro urbano.

Além do perímetro urbano, o estudo identificou outros fatores associados ao aumento ou não a frequência dos acidentes, como presença de segunda ou terceira faixa (65,8%), sinuosidade do terreno (62,2%), áreas de ultrapassagem com linha tracejada (56,3%), acostamento (53,9%) e iluminação insuficiente (48,2%).

No caso dos acidentes graves, a IA também apontou maior risco em trechos com curvas acentuadas (66,8%), iluminação precária (62,1%), áreas de ultrapassagem (59,7%) e vias com velocidade mais elevada (44,5%).

O professor Fábio Teodoro de Souza, da PUCPR, um dos responsáveis pela pesquisa, conversou com Felipe Harmata.


Fonte: CBN Curitiba


Estudo no Paraná usa inteligência artificial para prever gravidade de acidentes