Publicado em: 05/08/2025

Foz do Iguaçu vai ganhar o maior Porto Seco da América Latina. A pedra fundamental do empreendimento foi lançada nesta segunda-feira (4), marcando o início das obras que prometem transformar a cidade em referência logística na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Com investimento de R$ 500 milhões, a nova estrutura terá capacidade para receber 2 mil caminhões por dia, aumentando em 30% a movimentação atual do terminal da cidade. A operação, prevista para dezembro de 2026, deve gerar 250 empregos diretos e impulsionar o comércio exterior da região.

Logística e desenvolvimento regional

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que participou do lançamento por sistema de vídeoconferência destacou que o novo terminal representa “um marco para a logística paranaense e brasileira”, trazendo mais eficiência ao escoamento de cargas e à fiscalização alfandegária.

O projeto integra um conjunto de obras estruturantes que estão em andamento na região, como a duplicação da Rodovia das Cataratas, a Perimetral Leste, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai e os novos trechos das concessões rodoviárias do Paraná, reforçando o papel estratégico de Foz no comércio internacional.

O prefeito Joaquim Silva e Luna enfatizou que o empreendimento vai desafogar o tráfego urbano e impulsionar a economia local:

“O novo Porto Seco é símbolo da transformação de Foz do Iguaçu em um polo logístico do Mercosul, com impacto direto na mobilidade e na geração de oportunidades.”

Estrutura e tecnologia de ponta

Localizado às margens da BR-277, em um terreno de 550 mil m², o novo Porto Seco terá:

197 mil m² de pátios para caminhões;

7,2 mil m² de área coberta para armazenagem e vistoria;

600 m² de câmaras frias com três docas exclusivas;

balanças rodoviárias, scanners e vigilância por câmeras para inspeção não invasiva;

sistemas automatizados de acesso e pesagem, incluindo estrutura para cargas com dimensões excedentes;

áreas de apoio aos motoristas, com sanitários, espaços de descanso e infraestrutura segura para permanência prolongada.

Segundo Djalma Vilela, presidente da Multilog, a nova unidade será três vezes maior que a atual e está planejada para absorver o crescimento da demanda nos próximos anos.

“O terminal vai duplicar a capacidade da estrutura existente, que em 2024 movimentou 8,6 milhões de toneladas de cargas, equivalentes a US$ 8,6 bilhões em receitas.”

Além disso, a empresa pretende implantar um terminal de contêineres para atender parte da carga paraguaia que hoje é escoada via Montevidéu. Com a nova rota, o escoamento poderá ser feito pelo Porto de Paranaguá, que está 400 km mais próximo de Assunção, aumentando a competitividade da logística regional.

Multilog: referência nacional em logística integrada

A Multilog é líder na administração de recintos alfandegados no Brasil e possui certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA). Atualmente, a companhia mantém 35 unidades, somando 2,2 milhões de m² de áreas de armazenagem, e atende setores como alimentos, agronegócio, tecnologia, saúde, bens de consumo e indústria automotiva.

Nos últimos anos, a empresa expandiu operações em estados do Sul, Sudeste e Nordeste e, em 2023, inaugurou o Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC) e o Polo de Saúde de Alphaville (SP), consolidando seu plano de crescimento nacional.Com o novo Porto Seco em Foz do Iguaçu, a cidade se consolida como um hub logístico do Mercosul, ampliando o fluxo de importação e exportação e reforçando sua posição estratégica para negócios internacionais.


Fonte: ClickFoz


Foz do Iguaçu terá maior Porto Seco da América Latina com investimento de R$ 500 milhões