Publicado em: 10/04/2024

Nesta terça-feira (9), em evento que será realizado em Brasília, o ministro dos Transportes Renan Filho dará início a fase de campo do estudo promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito, durante o qual caminhões pesados elétricos poderão circular por rotas intermunicipais de curtas e médias distâncias no país. 

Além do ministro, participarão do evento o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; o presidente da Volvo América Latina, Wilson Lirmann; o presidente da ReiterLog, Vinícius Reiter; o presidente da Ritmo Logística, Paulo Carvalho, além de outras autoridades e representantes do setor.

Estudo

O estudo conta com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), além de parceria com a montadora de caminhões Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UnB) e o laboratório de pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A partir dos resultados apurados, será possível à Secretaria Nacional de Trânsito estabelecer os critérios necessários para que caminhões elétricos possam circular de forma regular nas rodovias e vias urbanas brasileiras, de forma segura e ambientalmente sustentável.


Fonte: Frota&Cia

Governo começa a testar caminhões elétricos pesados