Publicado em: 22/09/2025

O Paraná tem um volume de investimento em estradas cerca de três vezes maior do que Santa Catarina. A informação deveria assustar o setor produtivo catarinense e servir de alerta ao campo político. Quando estes recursos em poucos anos estiverem revertidos em duplicações, mais acessos e melhor fluidez do trânsito, há o sério risco de perdemos competitividade para o estado vizinho, que também está ampliando seus portos.

Por aqui, já vivemos um colapso de infraestrutura, principalmente nas rodovias federais, e isso tira a paciência do motorista e aumenta o custo do frete. Além das vidas comprometidas em acidentes.

Concessões de estradas no Paraná:

O governador Ratinho Jr., em conversa com a coluna, trouxe os dados do plano de concessões do Paraná.

— Fizemos um modelo que dividiu as nossas estradas federais e estaduais em seis lotes. Quatro já foram licitados e estão operando. Mais dois lotes terão o leilão em outubro. No total, são 3.300 km. Neste momento, no primeiro ano, são R$ 2 bilhões de obras em execução. E isso vai numa crescente, porque em seis anos serão R$ 60 bilhões em obras, R$ 10 bilhões em investimentos. Nossa preocupação não é valor de pedágio, mas sim, volume de obras e melhorias — disse.

Os novos contratos garantem mais obras e uma tarifa de pedágio entre 35% e 40% mais barata do que a anterior, garante o governador. 

Estrada Boa

Programa Estrada Boa prevê 60 obras em todas as regiões de Santa Catarina na área da Infraestrutura. O volume total de investimento previsto é de R$ 2,165 bilhões, dos quais R$ 1,5 bilhão em obras estruturantes e R$ 665 milhões em revitalização. A ação é para restaurar, implantar e revitalizar 1.504 km de estradas estaduais.

Se considerarmos os gastos com manutenção e conservação, o valor sobe para  R$ 3,5 bilhões.

Via Mar

Por decisão administrativa e convicção pessoal, o governador Jorginho Mello entende que as supostas concessões de estradas estaduais ocorreriam somente após a conclusão do Estrada Boa. O chefe do Poder Executivo acredita que é melhor arrumar e depois delegar ao setor privado a conservação e manutenção, para não impactar a tarifa do pedágio.

No Paraná, Ratinho Jr. pensa diferente: acredita que as pessoas querem obras e infraestrutura, e que com estrada em boas condições, amplas, serviço de resgate e internet, o motorista está disposto a pagar pedágio.

O colega Anderson Silva trouxe a informação de que o governador catarinense irá fazer a concessão da Via Mar. Boa notícia, pode acelerar o andamento da obra.

Santa Catarina tem pressa, o crescimento demográfico e econômico demanda por mais infraestrutura viária, hoje colapsada nas BRs 101, 282 e 470 (que não termina nunca).

BR-101 Norte

Ratinho Jr. defende a otimização do contrato com a Arteris, concessionária responsável pelo trecho Norte da BR-101.

—  Defendo para que tenha um acordo com o objetivo de colocar mais obras, mesmo que isso aumente o valor do pedágio — disse.

O tema está em análise no Tribunal de Contas da União para, somente após ser encaminhado à Bolsa de Valores para o leilão. 

Fonte: NSC Total 
Investimento bilionário nas concessões de estradas do Paraná serve de alerta a SC