Publicado em: 01/08/2022
Melhorar a malha rodoviária que cruza os arredores de Ponta
Grossa é uma das prioridades para a infraestrutura dos Campos Gerais, uma das
áreas com maior crescimento industrial nos últimos anos no Paraná. A
necessidade de melhorias nesse modal foi apontada por lideranças do setor
produtivo e da sociedade civil da região durante reunião de atualização do
Plano Estadual de Logística em Transporte (PELT 2035), realizada na cidade
nesta quinta-feira (28).
Elaborado em uma construção coletiva que envolveu
representantes de mais de 20 entidades paranaenses e com condução técnica do
Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná
(Fiep), o PELT apresenta 97 obras e projetos prioritários para que o Estado
elimine gargalos logísticos até 2035. Desde o lançamento da última versão do
plano, em 2016, 24% das intervenções foram concluídas. A maior parte,
equivalente a 55% das demandas, já está planejada ou em início de execução. E
os outros 21% ainda não tiveram avanços.
Dependemos de uma boa logística para que a cidade continue
crescendo e para que possamos gerar mais empregos - Álvaro Scheffer - Aprimorar
a malha rodoviária.
O coordenador do Conselho de Infraestrutura da Fiep, Edson
Vasconcelos, avaliou que, de maneira geral, houve boa evolução nos projetos
incluídos no PELT. “O Paraná melhorou muito em vários pontos, como na questão
portuária, onde mais tivemos entregas. O modal rodoviário, por outro lado, foi
o que menos evoluiu”, disse. “Para nós, é muito claro que isso ocorreu devido à
pouca efetividade das concessões anteriores e por uma certa demora da nova
licitação”, ressaltou.
Para o empresário Álvaro Scheffer, presidente do Sindicato
das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias de Ponta
Grossa (Sindimadeira-PG), aprimorar a malha rodoviária é uma medida essencial
para acompanhar o desenvolvimento econômico e industrial que a região vem
apresentando recentemente. “Ponta Grossa se caracterizou como um polo
industrial extremamente diversificado, que vai da agroindústria à indústria
automobilística. Nossa região cresceu muito, porém também cresceram os problemas
de mobilidade”, afirmou. “Dependemos de uma boa logística para que a cidade
continue crescendo e para que possamos gerar mais empregos”, completou.
Obras previstas
Scheffer apontou que uma das obras prioritárias é a construção do contorno
rodoviário de Ponta Grossa, que desafogaria o tráfego de caminhões que hoje
sobrecarrega a Avenida Souza Naves. “É fácil pegar a Souza Naves e ficar uma
hora para passar 2 ou 3 quilômetros, porque a cidade estrangulou. Por isso, os
projetos dos Contornos Norte e Oeste são muito importantes”, explicou.
O gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur
Mohr, responsável pela condução técnica do PELT, detalhou que esses contornos
estão previstos no novo modelo de concessões de rodovias, cuja licitação dos
lotes que abrangem a região pode ocorrer ainda neste ano. “Teremos um universo
de obras muito grande no Paraná e talvez as mais esperadas pela região sejam
realmente esses contornos de Ponta Grossa”, disse, acrescentando que o primeiro
trecho deve ser concluído até o sexto ano de concessão.
Segundo Mohr, os novos pedágios também preveem outras obras
que vão melhorar o transporte rodoviário nos Campos Gerais. “Ponta Grossa terá
uma saída totalmente duplicada não só até Piraí do Sul, mas com a continuação
da duplicação até Sengés, além da duplicação de todo o Norte Pioneiro até
Jacarezinho, pela PR 092. Também serão completados os trechos faltantes de
duplicações em Imbaú e Ortigueira, no caminho para Apucarana, além da
duplicação completa entre o trevo do Caetano e o trevo do Relógio, na BR 373”.
Outra intervenção que interessa à região é a construção de
pistas adicionais entre Ponta Grossa e Curitiba, na serra de São Luiz do
Purunã, que é um trecho crítico da estrada e passará a ter três faixas em cada
sentido. Também está prevista a duplicação completa da BR 277, muito usada por
quem vai dos Campos Gerais até Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu.
Apesar da previsão de melhorias em todas essas rodovias
principais, Álvaro Scheffer, do Sindimadeira-PG, fez um alerta sobre outra
necessidade: a ampliação de investimentos em estradas secundárias. “Nossa
região acabou sendo esquecida do ponto de vista das estradas secundárias. Temos
estradas estaduais, como as PRs 090 e 513, que estão praticamente abandonadas,
não são asfaltadas e já estão com um volume de tráfego que precisa de asfalto”,
destacou.
Próxima reunião
A última versão do PELT 2035 pode ser acessada clicando aqui. Além de Ponta Grossa, as cidades de Londrina, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão e Guarapuava também já receberam reuniões para
atualização do plano. A série de encontros regionais será encerrada nesta
sexta-feira (29), em Curitiba.
Fonte: A Rede / Foto: Divulgação/Fiep