Publicado em: 12/05/2022
Responsável por 30% do PIB (Produto
Interno Bruto) do Paraná, com destaque na produção de grãos, como trigo, soja e
cevada, o agronegócio tem mostrado, em meio à atual crise econômica, porque é o
setor mais competitivo da economia brasileira, mantendo uma expansão,
contrariamente aos indicadores já interpretados como números de uma recessão.
O agronegócio paranaense cresce e
mantém sua liderança na exportação e distribuição de produtos. Apesar disso, o
setor ainda enfrenta dificuldades de infraestrutura que impedem um
impulsionamento ainda maior da cadeia produtiva.
A logística de transporte,
envolvida com os diferentes modais e infraestruturas, é elemento estratégico
para o crescimento e a competitividade do agronegócio brasileiro. O transporte
de produtos desde as áreas de origem até os pontos de consumo ou exportação é
assunto de âmbito e abrangência interministerial, por não se restringir apenas
aos aspectos relacionados a produção agropecuária, mas por envolver e depender,
também, da infraestrutura viária, em todos os modais, além dos portos e
capacidade de armazenagem, esta que deve ser também bem dimensionada.
Segundo dados da ANTT (Agência
Nacional de Transportes Terrestres), o escoamento de toda essa produção é feito
principalmente pelas rodovias, que representam 61% da matriz de movimentação de
cargas no território nacional e formam um dos maiores corredores de exportação
por via terrestre na América Latina.
Nesse cenário, a cadeia produtiva
de infraestrutura acompanha junto aos órgãos competentes, as ações que envolvam
projetos e obras estruturantes que impactem na logística do agronegócio
brasileiro, com vistas a viabilizar um adequado e eficiente escoamento da
produção agropecuária. “Isso envolve visitas técnicas aos diversos corredores,
para aferir as reais condições da infraestrutura existente, ensejando a
formulação de propostas para as adequações na busca de soluções duráveis e
estratégicas na conexão entre grandes centros produtores, consumidores e portos
de exportação”, comenta o gerente da regional Sul da Associação Brasileira de
Cimento Portland, Alex Maschio.
O governador Carlos Massa Ratinho
Junior confirmou recentemente o investimento de mais de R$ 130 milhões em
rodovias do Paraná. O pacote inclui a ordem de serviço de cinco obras e um
projeto, além de autorização da licitação de outras duas obras e de um
anteprojeto. Todas as iniciativas serão realizadas pelo Departamento de
Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Estado da
Infraestrutura e Logística (Seil).
“Esses recursos são fruto do
planejamento do Governo do Estado, que reduziu o tamanho da máquina pública
para poder ter condições de investir. São contornos, terceiras faixas e
readequações em rodovias que estão transformando o setor logístico do Paraná.
Planejamento e organização que certamente trarão novos investimentos para o
Estado”, destacou o governador.
A tecnologia do whitetopping, já
utilizada no Brasil e em outros países, está sendo aplicada pela primeira vez
na recuperação de uma rodovia estadual do Paraná. A PRC-280, na região
Sudoeste, recebe obras que utilizam essa técnica, que trata do uso do concreto
na reabilitação de pavimentos asfálticos deteriorados sem necessidade de
grandes obras, pois é aplicado diretamente sobre o asfalto danificado. “Além de
ser uma solução mais econômica e sustentável, apresenta uma longa durabilidade
– pode ultrapassar 30 anos -, com a consequente redução dos custos com
manutenção”, expõe Maschio.
Segundo o Departamento de Estradas
de Rodagem do Paraná (DER-PR), a técnica deve reduzir pela metade o tempo de
execução das obras e possibilitará uma economia de aproximadamente R$ 40
milhões.
Fonte:
O Presente Rural / Foto: Arquivo/OP Rural