Publicado em: 23/02/2022
A Ponte
Internacional da Integração, que vai ligar Foz do Iguaçu,
no oeste do Paraná, e a cidade paraguaia de Presidente Franco será a segunda
ponte sobre o Rio Paraná que ligará os dois países.
As primeiras
projeções para a construção da estrutura começaram em 1992, mas somente em 2019
ela começou a sair do papel. A previsão é de que a ponte fique pronta em agosto
deste ano.
Até o fim de
janeiro, 76% do projeto estavam concluídos, segundo o governo do estado.
A seguir, o g1
lista diversas curiosidades, perguntas e respostas sobre a ponte.
Por que a
nova ponte está sendo construída?
Conforme o
projeto da obra, a nova estrutura será importante para desafogar o tráfego na
Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, por meio das cidades de Foz do Iguaçu e
Ciudad del Este.
A construção de
uma segunda ponte, alternativa à Ponte da Amizade, busca facilitar o transporte
de cargas na região, oferecendo mais segurança aos usuários e benefícios
socioeconômicos.
Quem vai
cuidar da gestão da nova ponte?
A gestão dela
será feita pelo governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de
Rodagem (DER).
Quem está
bancando a obra?
A obra está
sendo paga com recursos da Itaipu Binacional. O investimento total é de R$ 463
milhões, sendo R$ 323 milhões para a construção da ponte e R$ 140 milhões para
a construção da perimetral leste, via de acesso entre a nova ponte e a BR-277. Veja
mais baixo.
A previsão é de
que a ponte fique pronta em agosto de 2022.
Quando a construção da ponte começou?
No lado
brasileiro, as obras começaram em agosto de 2019. A ordem de serviço foi
assinada pelo então diretor-geral da Itaipu, general Silva e Luna, e pelo
governador Ratinho Junior.
No lado
paraguaio, a construção começou em dezembro do mesmo ano.
Quais veículos poderão circular pela nova
ponte?
Inicialmente, o
projeto previa que somente caminhões poderiam circular. Porém, em janeiro de
2020, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz)
anunciou mudanças no projeto, passando a liberar o tráfego para todos os tipo
de veículo.
De acordo com
Codefoz, a mudança ocorreu após a avaliação de que a circulação de caminhões,
entre o Brasil e o Paraguai, era de apenas 6%.
Com a Ponte da
Integração pronta, o tráfego de caminhões será proibido na Ponte da Amizade,
que ficará exclusiva para veículos leves e ônibus, segundo o Codefoz.
Paraguaios aguardam ponte há décadas
Há cerca de 30
anos, os moradores de Presidente Franco aguardam a construção da ponte, segundo
a prefeita da cidade, Julia Ferreira, em entrevista à RPC em agosto de 2021.
Ela acredita que a obra vai auxiliar no desenvolvimento econômico,
especialmente no turismo da região.
Conforme
informou nesta terça-feira (22) o secretario de turismo do município paraguaio,
Armando David Cardozo Britez, a cidade - de pouco mais de 105 mil habitantes-
tem estudado estratégias para melhorar a oferta turística na região e aguarda a
inauguração para direcionar os investimentos.
"A
expectativa é grande, de um impacto positivo para a cidade. Temos planejado ter
um centro de recepção de turistas para direcionar eles aos nossos pontos
turísticos, como as Cataratas Salto Mondai, Museu Moisés Bertoni. Estamos
aguardando a inauguração da ponte para ter uma noção do fluxo turístico e para
depois distribuir mais pontos para turistas", conta.
Como será a estrutura da nova ponte?
A ponte será do
tipo estaiado, com 760 metros de comprimento. Na parte central, terá duas
torres de sustentação, com 120 metros de altura cada. A pista será simples, com
3,7 metros de largura de cada lado, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70
metro.
Serão
necessários cerca de 550 quilômetros de cabos de aço para fazer a sustentação
da ponte, quilometragem que é a distância entre Foz do Iguaçu e
Ponta Grossa.
Os cabos de aço
são colocados dentro de estais, estruturas de sustentação que se estendem pela
ponte.
Peça de 60 toneladas
Em julho de
2020, a obra recebeu uma peça de 60 toneladas. Segundo a usina, a peça é
chamada de viga longarina, tem 20 metros de comprimento.
As vigas
longarinas são estruturas de sustentação da pista de rolamento. Esta é a maior
peça usada na obra.
Nome da ponte
O nome da ponte
inicialmente foi anunciado como Ponte Internacional da Integração. Porém um
projeto de lei de votado agosto de 2021, batizou a ponte em homenagem a Jaime
Lerner, arquiteto responsável pela modernização do transporte público de
Curitiba, do fechamento da Rua XV de Novembro e a criação de parques urbanos na
capital paranaense.
A escolha do
nome gerou polêmica e a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu fez
uma moção de apelo, pedindo a retirada do projeto de lei que dá nome de Jaime
Lerner à segunda ponte que liga Brasil ao Paraguai.
No pedido, os
vereadores apontaram que o nome não tinha ligação com a região e que Ponte
Integração Brasil-Paraguai tem um simbolismo que sela o bom relacionamento
entre os dois países.
Segundo o DER,
a ponte atualmente é chamada de Ponte Internacional da Integração e não existe
ainda uma definição se o nome será este ou Jaime Lerner.
Infraestrutura além da ponte
Além da
construção da ponte, a Itaipu também está financiando a construção da
Perimetral Leste, que fará a ligação entre a Ponte da Integração e a rodovia
BR-277.
A perimetral
terá 15 quilômetros de extensão e tem por objetivo solucionar o problema
logístico do trecho, marcado pelo trânsito intenso de caminhões, que serão
direcionados para a nova ponte.
Conforme a
Itaipu, a construção que começou em março de 2021, tem previsão de ser entregue
até o final de 2022.
Para a
perimetral, a usina informou que o investimento é de mais de R$ 140 milhões.
Fonte: G1 – Globo /
