Publicado em: 13/06/2023
A Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT)
publicou o edital de licitação do lote 2 para concessão de rodovias no novo
modelo de pedágio do Paraná. A publicação foi feita na edição do Diário Oficial
da União desta segunda-feira (12).
O lote compreende 605 km de rodovias, com trechos da BR-153,
BR-277, BR-369 e das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408,
PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, abrangendo as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte
Pioneiro.
No lote 2, de acordo com o Governo do Paraná, serão sete
praças de pedágio nos seguintes trechos:
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São José dos Pinhais (BR-277)
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Carambeí (PR-151)
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Jaguariaíva (PR-151)
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Sengés (PR-151)
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Quatiguá (PR-092)
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Duas
em Jacarezinho (BR-153 e BR-369).
Segundo o Governo Federal, são projetados investimentos de R$
10,7 bilhões para melhoria das rodovias.
De acordo com o edital, o leilão está marcado para o dia 29
de setembro na Bolsa de Valores de São Paulo.
O contrato de concessão será de 30 anos. Vencerá a
concessionária que oferecer a menor tarifa de pedágio, segundo a ANTT.
Depois do leilão, a homologação do resultado será dia 10 de
novembro e a assinatura do contrato está prevista para o dia 26 de janeiro de
2024.
Obras no lote 2
O edital prevê que as sete praças de pedágio do lote 2 sejam
restauradas e modernizadas.
Além disso, o edital prevê 356 km em obras de duplicação, 79
km de faixas adicionais, 38 km em vias marginais. O projeto contempla, ainda,
55 passarelas e 150 paradas de ônibus.
A ANTT afirmou, também, que as rodovias deverão ter inovações
tecnológicas que incluem áreas de escape e iluminação inteligente (LED).
O edital prevê, ainda, que seja disponibilizado pontos de
parada para descanso de caminhoneiros.
Segundo o governo estadual, entre as obras previstas no lote
2 estão:
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Faixas
adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá;
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Correção
de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277;
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Duplicação
da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte sobre o Rio
Emboguaçu;
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Duplicação
da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná.
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Duplicação
da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina;
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Duplicação
da PR-151 e PR-239 entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo;
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Duplicação
da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos;
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Duplicação
da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio.
Anel da Integração:
concessões terminaram em 2021
Em novembro de 2021, o fim das concessões em
rodovias do estado
fez com que 27 praças de pedágio do antigo Anel da Integração fossem
desativadas. Com isso, a administração e manutenção das estradas se tornaram
responsabilidade do poder público.
Desde então, uma série de problemas foram registrados em
diversas estradas que integravam o Anel.
Praças de pedágio foram
depredadas e tiveram
fiações elétricas
furtadas. A
manutenção das estradas, que ficou por conta do Poder Público, também foi ponto
de reclamação de motoristas e do setor produtivo.
Na época, regiões foram do Anel da Integração mantiveram quatro
praças de cobrança ativas.
Em 2021, um cronograma elaborado pela ANTT previa o
lançamento do edital de licitação para a nova concessão no primeiro trimestre
de 2022. A assinatura dos contratos também era prevista para o ano passado.
No entanto, uma sequência de atrasos no cronograma empurrou o
lançamento do primeiro edital de concessão para 2023.
Pela previsão, as assinaturas dos contratos dos seis lotes
devem ser concluídas até o 2º trimestre de 2025.
Fonte: g1
Paraná/ Foto: Ari Dias/AEN
