Publicado em: 23/09/2025
Com quase 75% da obras já concluídas e inauguração confirmada para abril de 2026, a Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, volta a causar polêmica. A da vez é sobre cobrança de pedágio para uso da Ponte que voltou a circular na região nas últimas semanas. O governo do Paraná, por sua vez, responde que não haverá cobrança de pedágio para a Ponte de Guaratuba.
Para por fim a esse questionamento, o governo ressalta que a ponte está sendo financiada integralmente com recursos públicos e visa eliminar a dependência das balsas entre Matinhos e Guaratuba. A obra da nova ponte está em andamento e deve ser concluída em 2026, e ao final, os veículos poderão atravessar sem a obrigatoriedade de pagar pedágio.
O investimento para a construção da Ponte de Guaratuba é de cerca de R$ 386,9 milhões (ou quase R$ 400 milhões). Esta obra, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná através do DER/PR, visa substituir o atual ferry-boat, conectando Guaratuba e Matinhos e impulsionando o turismo e a economia local.
Como está a construção da Ponte de Guaratuba?
A construção da nova Ponte de Guaratuba, no litoral paranaense, alcançou 73% de execução, conforme boletim de obras de agosto de 2025. O empreendimento, orçado em quase R$ 400 milhões e executado pelo Consórcio Nova Ponte, segue com frentes de trabalho intensas tanto nos acessos quanto na estrutura principal.
“Os paranaenses podem marcar no calendário do ano que vem, a inauguração da Ponte de Guaratuba será realizada no mês de abril, conforme previsto”, afirma o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti.
Vigas gigantes, 62 estacas no trecho pré-moldado e estais
No trecho pré-moldado, foram concluídas 62 estacas (24 no estaiado e 38 no pré-moldado), além de 16 vigas travessas. Já foram fabricadas 126 vigas longarinas e lançadas 110, permitindo a execução de 11 lajes do tabuleiro em um total de 23 vãos previstos ao longo de toda a ponte.
No trecho estaiado, parte de maior complexidade técnica, as fundações, pilares das torres e aduelas de partida já estão finalizados. Em agosto, os trabalhos avançaram com importantes etapas de concretagem no trecho estaiado.
Vigas gigantes, 62 estacas no trecho pré-moldado e estais
No trecho pré-moldado, foram concluídas 62 estacas (24 no estaiado e 38 no pré-moldado), além de 16 vigas travessas. Já foram fabricadas 126 vigas longarinas e lançadas 110, permitindo a execução de 11 lajes do tabuleiro em um total de 23 vãos previstos ao longo de toda a ponte.
No trecho estaiado, parte de maior complexidade técnica, as fundações, pilares das torres e aduelas de partida já estão finalizados. Em agosto, os trabalhos avançaram com importantes etapas de concretagem no trecho estaiado.
A construção pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento. Basta acessar a página www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
Fonte: Bem Paraná
