Publicado em: 27/01/2022
O Porto
de Paranaguá é a principal porta de saída do óleo de soja
brasileiro. Das 1,7 milhão de toneladas exportadas pelo Brasil em 2021, mais de
70% saíram pelo porto paranaense. Os embarques do produto cresceram 34% no
último ano: foram de 904.332 toneladas, em 2020, e 1,2 milhão de toneladas em
2021.
Os
dados são da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) e
reforçam os números consolidados pela empresa pública Portos do Paraná. Além do
óleo de soja, Paranaguá tem capacidade para operar líquidos como álcool e
derivados de petróleo.
Investimentos
internos e externos permitem a expansão da área de tancagem, modernização dos
sistemas de tubulações e bombeamento. Ao todo, foram 7,9 milhões de toneladas
de granéis líquidos movimentados em 2021 (4% a mais que as 7,6 milhões de
toneladas registradas em 2020).
As exportações representaram 23,5% do
total (o que significa 1,86 milhão de toneladas a mais) e o óleo de soja foi o
principal produto enviado (65%). A receita gerada pela venda da commodity foi
de US$ 1,31 bilhão.
A
movimentação do óleo de soja foi feita pela Cattalini, empresa que gerencia o
Terminal de Uso Privativo (TUP) e opera a carga em dois berços em píer próprio,
em Paranaguá. Índia e China são os principais destinos do produto, que tem como
origem Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato
Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.
Fonte: Paraná Portal