Publicado em: 18/11/2024

Pela quinta vez consecutiva, a Portos do Paraná participou da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) como convidada para representar o setor portuário mundial. A 29ª edição do maior evento de discussão climática acontece no Azerbaijão e visa compartilhar as boas práticas ESG (Environmental, Social and Governance -- Ambiental, Social e Governança) vivenciadas em diversos setores.

O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, apresentou dois painéis, nesta quarta-feira (13), destacando as ações socioambientais realizadas pela autoridade portuária no litoral do Paraná.

Na primeira palestra, intitulada “Liderando no território: ação para tratamento de efluentes em pequenos vilarejos”, o diretor abordou a proteção de nascentes e dos sistemas ecológicos de saneamento de esgoto, que estão sendo implantados pela empresa pública nas casas na Ilha de Eufrasina, litoral do Estado. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é parceira nessa ação, que já apresenta excelentes resultados.

“Na última pesquisa realizada em outubro deste ano a universidade constatou que os sistemas implantados chegam a reduzir até 93% dos dejetos lançados nas águas, comprovando a eficiência do projeto”, enfatizou.


_____


Fonte: Governo do Estado do Paraná

Programas de sustentabilidade da Portos do Paraná são apresentados na COP29